MAP Attempted Coup Thwarted in DR Congo – Army MAP Tribute to Edmond Amran El Maleh at Rabat’s International Book Fair MAP Kenya: Mohammed VI Foundation of African Ulema Hosts Quran Memorization Competition MAP Rwanda: Mohammed VI Foundation of African Ulema Hosts Quran Memorization Competition MAP U.S. Forces to Withdraw from Niger by September 2024 MAP 23 Tunisian Migrants Missing at Sea – Authorities MAP Moroccan Kickboxers Triumph at Mediterranean Championship in Istanbul with 7 Medals MAP Tennis: Morocco’s El Allami Ready to Challenge Titleholder Bronzetti in Rabat Showdown GNA Unilever Ghana says halt to tea operations not due to economic situation GNA AngloGold Ashanti trains and employs winder engine drivers

ACRIDES recebe 340 mil dólares da Embaixada dos EUA para financiar projectos de apoio à criança


  20 Octobre      7        Society (33450),

   

Cidade da Praia, 20 Out (Inforpress) – A Associação de Crianças Desfavorecidas (ACRIDES), recebeu hoje um financiamento no valor de 340 mil dólares da Embaixada dos EUA, juntamente com o Governo, para a instalação da sala de escuta gravada nos tribunais para crianças vítimas de violência sexual.
Em declarações à Inforpress, a presidente da Acrides, Lourença Tavares disse que para além deste valor, a instituição recebeu também da ONG ECPAT, cerca de 152.555 euros para dois anos e meio de projecto no âmbito de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual, um contributo que, sublinhou, “vai reforçar” os mecanismos de sistemas de proteção da criança.
Lourença Tavares, explicou, entretanto, que a ajuda dos EUA veio na qualidade de a Acrides ser beneficiária do programa de intercâmbios com direito a apresentação de projectos para financiamento, no âmbito do qual foi apresentado o projecto “Justiça amiga da criança”, levando em conta todos os casos de violação sexual da criança, a sentença final aplicada pela justiça aos agressores, é de “Termo de Identidade e Residência (TIR)”.
Na sala de escuta, explicou a responsável, a criança será ouvida uma única só vez, e para todo o decorrer do processo vai ser ouvida a gravação.
“A criança não irá ser colocada e ou exposta a repetir o que ela viveu, sendo que enquanto criança há coisas que elas esquecem, e é por isso que também que os resultados finais da justiça são indesejados”, lembrou Lourença Tavares, reforçando, contudo, que muitas outras coisas prejudicam o fiel resultado que almejam da justiça.
Para além da instalação da sala de escuta, o valor em apreço se destina também para capacitar magistrados e toda a equipa que trabalha com crianças vítimas de violação sexual, informou Tavares, sublinhando que este projecto não é da ACRIDES, mas sim da justiça cabo-verdiana.
Conforme informou ainda, a cooperação portuguesa financiou hoje também quatro novos computadores para Acrides.
A esse propósito, Lourença Tavares fez questão de ressalvar que essas acções são de uma “grande importância” para a associação, pois, se não houver parceiros que financiem os seus projectos e planos de acções “não é possível responder às necessidades do grupo alvo”.
Por isso, fez questão de realçar uma vez mais, que a cooperação portuguesa “abrilhantou” o dia da ACRIDES com esses instrumentos “únicos” e “essenciais” para a funcionalidade de todos os serviços da associação.
“Desde 2002, a cooperação portuguesa tem sido uma “grande parceira”, enfatizou Tavares, que aproveitou a oportunidade para agradecer todos os parceiros e a comunicação social, sublinhando, neste particular, que é por causa da imprensa que são reconhecidos e que têm conseguido chegar “tão longe”, ganhando “credibilidade” a nível nacional e sobretudo internacional.

Dans la même catégorie