GNA Early diagnoses make a difference in autism intervention GNA Government committed to promoting mercury-free gold mining extraction GNA GES Lively Minds Coordinators Conference opens in Tamale GNA UAM Ghana Alumni Network launches speaker series on transformational leadership GNA Teacher Unions give government seven-day ultimatum, threaten to lay down tools  GNA Foreign Minister launches Third Made-In-Ghana Bazaar GNA Soyabean farmers at Kpanshegu laud Sustainable Soyabean production in Northern Ghana Project GNA Ghana Chamber of Mines, UMaT sign research deal to tackle low gold recovery NAN Oil, gas investment remains quickest economic recovery for Nigeria- Minister MAP Nairobi: Morocco Committed to Sharing Fertilizer, Soil Experience in Line with HM the King’s High Orientations, Says Agriculture Minister

Bissau: « Não tenho medo de demitir-se das minhas funções, mas deixem de instigar estudantes », afirma ministro da Educação


  17 Décembre      46        Innovation (5637), Politics (18691),

   

Bissau,17 Dez 18 (ANG) – O ministro da Educação, Ensino Superior, da Juventude, Cultura e Desportos, Camilo Simões Pereira, disse no último fim-de-semana, que não tem medo de se demitir das suas funções, mas pediu para se deixar de instigar os estudantes para avançarem para outro tipo de reivindicações.
image.jpeg

O governante reagia assim à questão sobre pedidos de sua demissão a frente daquela instituição governamental, com alegações de que não consegue solucionar a questão da greve nas escolas públicas que impedem o funcionamento das mesmas há três meses.

« Como ministro da educação, estou a fazer o meu trabalho. O ministro da Educação não paga os salários e não contrata os professores. Aliás, a contratação faz-se a nível da Função Pública. Quem paga os salários é o Ministério das Finanças. Nós gerimos os recursos humanos e os processos », explicou.

Assegurou que a única coisa que pode fazer é negociar com os sindicatos, porque não pode obrigá-los a irem dar aulas, porque neste momento ninguém pode cumprir, a cem por cento, o que estão a pedir.

Acrescentou que os sindicatos da classe docente estão a exigir a promulgação do Estatuto de Carreira Docente, tendo frisado que sendo assim, o Presidente da República deve igualmente renunciar do seu cargo, dado que tem o documento para promulgar e até agora não o fez. E pergunta se deveria obrigá-lo a promulgar o estatuto? « .

« Demitir-me desta função, não tem problema da minha parte. Sou deputado da nação e médico de profissão, portanto não estou pegado à isto! Posso ir trabalhar em qualquer sítio. Sou profissional e posso trabalhar seja onde for. Agora aquelas pessoas que estão a pedir a minha demissão, são elas que estão a instigar os estudantes. Não querem apontar o dedo ao sindicato que recebeu alguma coisa que o leva a extremar posições desta forma, mas não queremos chegar ainda a este ponto », espelhou o governante, que entretanto, afirmou que, mesmo hoje, se sair o seu despacho da demissão, estará pronto para sair.

Lembrou que na semana passada os sindicatos abandonaram a mesa de negociações, numa altura em que praticamente iriam chegar ao entendimento, tendo frisado que inclusive produziram um pré-acordo do memorando de entendimento.

Dans la même catégorie