GNA Early diagnoses make a difference in autism intervention GNA Government committed to promoting mercury-free gold mining extraction GNA GES Lively Minds Coordinators Conference opens in Tamale GNA UAM Ghana Alumni Network launches speaker series on transformational leadership GNA Teacher Unions give government seven-day ultimatum, threaten to lay down tools  GNA Foreign Minister launches Third Made-In-Ghana Bazaar GNA Soyabean farmers at Kpanshegu laud Sustainable Soyabean production in Northern Ghana Project GNA Ghana Chamber of Mines, UMaT sign research deal to tackle low gold recovery NAN Oil, gas investment remains quickest economic recovery for Nigeria- Minister MAP Nairobi: Morocco Committed to Sharing Fertilizer, Soil Experience in Line with HM the King’s High Orientations, Says Agriculture Minister

Governo admite possibilidade de criar Escola de Artesanato


  23 Décembre      9        Innovation (5637),

   

Bissau,23 dez 19 (ANG) – O Governo, através da Secretaria de Estado de Turismo e Artesnato admitiu a possibilidade de criar uma escola de artesanato na Guiné-Bissau.

A intenção foi manifestada este domingo pela Secretária de Estado de Turismo e Artesanato, Catarina Taborda durante a inauguração do parque Artesanal denominado “Parque de Bambú”.

A construção do referido Parque, segundo Catarina Taborda custou ao governo mais de dez milhões de franco CFA.

A governante disse estar satisfeito com trabalho feito pelos artesões, daí que segundo ela, é preciso apostar na formações de mais quadros nesta área, devido a qualidade de trabalho.

Catarina lamentou a falta de oportunidades para mostrar o que são capazes de fazer.

Na ocasião, a Secretária de Estado de Turismo e Artesanato pediu aos guineenses no sentido protegerem o Parque, por ser “mais um espaço de diversão para crianças”.

Revelou a intenção do governo de avançar com a construção de outro Parque, na rotunda do Aeroporto, no próximo ano.

Instado a falar sobre a retoma de jogos de azar denominados de “colos-colos”, como é conhecido pelo público, em vários pontos da cidade Bissau, Taborda prometeu para breve a sua retoma, mas de uma forma controlada e num formato de casino, salas de jogos havendo sempre um adulto a controlar as pessoas para saber se têm idade para o efeito ou não, em cumprimento às exigências da Secretaria de Estado do Turismo e Artesanato.

Catarina Taborda justificou a sua proibição com impacto social negativo que este jogo provocou no país.

O chefe dos artesões que construíram o Parque, Barbosa Silva pede ao governo para apoiar a formação de jovens na área de artesão.

Barbosa admite que se não houver essa formação o país pode perder os seus profissionais, uma vez que a maioria dos artesãos ja se envelheceram.

“Peço ao governo para criar-nos um incentivo ou subsídio e também concedermos um contrato de trabalho na função pública”, rogou o velho artesão Barbosa Silva.

Dans la même catégorie