MAP Dallas: Africa 50 Commends Morocco’s Commitment to Africa’s Development GNA Early diagnoses make a difference in autism intervention GNA Government committed to promoting mercury-free gold mining extraction GNA GES Lively Minds Coordinators Conference opens in Tamale GNA UAM Ghana Alumni Network launches speaker series on transformational leadership GNA Teacher Unions give government seven-day ultimatum, threaten to lay down tools  GNA Foreign Minister launches Third Made-In-Ghana Bazaar GNA Soyabean farmers at Kpanshegu laud Sustainable Soyabean production in Northern Ghana Project GNA Ghana Chamber of Mines, UMaT sign research deal to tackle low gold recovery NAN Oil, gas investment remains quickest economic recovery for Nigeria- Minister

Ministro da Educação implementa nas escolas secundárias projecto para ajudar artistas em tempo de pandemia


   

Cidade da Praia, 26 Jan (Inforpress) – O Ministério da Educação arrancou segunda-feira na Escola secundária Cesaltina Ramos, na Cidade da Praia, a implementação do projecto Educação, Cultura e Solidariedade, como forma de ajudar os artistas neste período de pandemia da covid-19.
O projecto consiste na realização de um conjunto de workshops musicais nas escolas secundárias das ilhas de Santiago e São Vicente, com o objectivo de também contribuir para o reforço do ensino da arte, estimular os alunos na produção artística e, contribuir para uma boa saúde mental e psicológica dos adolescentes neste momento da crise sanitária e as suas restrições sociais.
Em declarações à imprensa, à margem da apresentação do projecto, o ministro da Educação, Amadeu Cruz, disse que esta iniciativa vai permitir, neste tempo de pandemia, o convívio e interacção entre a cultura e o ambiente escolar, de modo a proporcionar algum momento de descontração e partilha de valores da cultura cabo-verdiana.
Amadeu Cruz acrescentou que este projecto vai igualmente proporcionar rendimentos aos artistas, num período em que têm poucas oportunidades de realizarem eventos culturais.
“É um gesto de solidariedade com os estudantes, os artistas e com o mundo cultural, porque sabemos que o momento é muito difícil e o Governo, ciente disso, quer proporcionar aos artistas alguma possibilidade de rendimento”, explicou.
Este projecto, proposto e dirigido pela empresa Ritmo de Som Eventos, vai abranger todas a escolas secundárias das ilhas de Santiago e São Vicente e na sua segunda fase vai ser alargada para Sal, Boa Vista e Fogo e as restantes ilhas onde, conforme o ministro, os artistas demonstrarem disponibilidade.
Por sua vez, Paulo Martins, da empresa Ritmos, Sons e Eventos, apontou que este projecto se trata de uma forma pedagógica de os artistas falarem das suas experiências e demonstrar aos alunos que é possível viver música ou qualquer área artística.
Neste primeiro workshop participaram Djodje, Zé Rui de Pina e Guita Ortet, que falaram das suas experiências e percursos artísticos, demonstrando que a arte é também uma escola de valor e uma opção de vida como profissão.
Esta iniciativa enquadra-se no plano de actividades da comemoração da proclamação dos 30 anos da liberdade e democracia, promovida pela empresa Ritmo de Som Eventos, em parceria com o Ministério da Educação.

Dans la même catégorie