MAP Dallas: Africa 50 Commends Morocco’s Commitment to Africa’s Development GNA Early diagnoses make a difference in autism intervention GNA Government committed to promoting mercury-free gold mining extraction GNA GES Lively Minds Coordinators Conference opens in Tamale GNA UAM Ghana Alumni Network launches speaker series on transformational leadership GNA Teacher Unions give government seven-day ultimatum, threaten to lay down tools  GNA Foreign Minister launches Third Made-In-Ghana Bazaar GNA Soyabean farmers at Kpanshegu laud Sustainable Soyabean production in Northern Ghana Project GNA Ghana Chamber of Mines, UMaT sign research deal to tackle low gold recovery NAN Oil, gas investment remains quickest economic recovery for Nigeria- Minister

Santa Catarina: Escola Técnica tem cumprido o seu papel de formar jovens nas mais diversas áreas – responsável


  19 Décembre      14        Innovation (5637), Photos (3948),

   

Assomada, 19 Dez (Inforpress) – A Escola Técnica Grão-Duque Henri (ETGDH) em Assomada, Santa Catarina, que completou 19 anos de existência, tem cumprido o seu papel de capacitar e formar jovens, sobretudo os da região Santiago Norte, nas mais diversas áreas.
A afirmação é do director da escola, Arlindo Mendes, que falava esta quarta-feira à Inforpress, à margem das actividades comemorativas deste estabelecimento de ensino para a vertente técnica, fundada em 2000.
“Não tenho dúvidas que a ETGDH dentro das suas limitações tem estado a contribuir e de que maneira para a formação de jovens. Temos testemunhos de vários jovens que hoje estão a desempenhar vários cargos a nível do país e a destacarem-se fora, fruto do trabalho feito aqui na escola técnica”, afirmou aquele responsável da Educação.
Segundo ele, actualmente de entre os milhares que ali se formaram uns estão fora do país, outros prosseguiram estudos superiores e outros ainda continuaram na formação técnica.
Daí a razão que o leva a afirmar que a escola técnica está a formar para “a felicidade dos jovens” e que esta “boa formação” é reconhecida pelos que por ali passaram e pela sociedade.
Esta que é considerada a maior escola técnica do país, conforme a mesma fonte, tem tido notoriedade e tem sido ouvida entre os pares, apesar de ser uma “escola jovem”.
Na ocasião, o director enalteceu o facto de a reabilitação da mesma, tida como um dos principais desafios, estar “quase ganha”, isto porque, lembrou, foram feitas algumas obras, com destaque para pintura interna e externa, melhorias nas casas de banho e construção de balneários, com ênfase nos alunos que residem longe.
Entretanto, Arlindo Mendes admitiu que esse desafio “é grande”, sobretudo a nível da infra-estrutura, tendo apontado a conclusão da impermeabilização, reabilitação completa do anfiteatro, apesar da coberta estar finalizada, conclusão da vedação de todo o espaço e melhorias na placa de desportiva, que se encontra “completamente degradada”, como outros desafios para os próximos tempos.
De entre os esses desafios, destacou a vedação total da escola como “grande sonho”, tendo em conta que querem que os alunos permaneçam no recinto escolar até a hora de ir para casa.
Tudo isso, sustentou, vem na lógica do que tencionam fazer da escola, que ela seja um ambiente de convívio.
A nível do funcionamento, elencou o aprimoramento da metodologia de ensino, com foco na formação dos professores, como desafio a ser vencido nos próximos tempos.
A ETGDH para este ano lectivo 2019/20 conta com 955 alunos, orientados por 112 professores nas áreas de Construção Civil, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Electrotecnia, Electricidade e Electrónica, e Informática de Gestão e Contabilidade.
Para comemorar os 19 anos, a instituição homenageou hoje as auxiliares de limpeza da escola e o professor Carlos Mendes.
A cerimónia, que contou com a presença de professores, alunos, funcionários, delegação escolar e directores dos outros agrupamentos escolares, ficou ainda marcada pela entrega de certificados aos alunos de quadro de honra do terceiro trimestre do ano lectivo 2018/19 e prémios aos melhores alunos da escola, quer da via geral quer da via técnica e o melhor aluno do ano lectivo 2018/19, entre outras actividades.

Dans la même catégorie