MAP Addis-Abeba: L’Union Panafricaine de la Jeunesse tient un Forum consultatif en prélude au Sommet de l’avenir des Nations Unies MAP Sénégal: ouverture à Dakar de la 6è édition du festival  »Films femmes Afrique » MAP Agriculture/Irrigation : le Maroc, un modèle à suivre (ministre ivoirien) Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat ANP Région de Zinder : WAPCO et CHINA Petroleum offrent un lot d’équipements sportifs et de matériels scolaires à la jeunesse de Damagaram Takaya AIP Côte d’Ivoire: Vers la mise en place d’un registre national des malformations congénitales L’Etat réaffirme son engagement à accompagner le cinéma et l’audiovisuel (ministre) AIB Burkina : Le Parlement dit oui à la tenue d’assises nationales où se décidera la suite de la Transition AIB Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat AIB Spectacle de parachutistes commandos à Bobo, en prélude à l’ouverture de la SNC 2024

PCA da recém criada empresa ADR promete optimização de recursos para a mitigação de escassez de água


  28 Juillet      128        Economie (21006),

 

Cidade da Praia, 28 Jul (Inforpress) – O presidente do Conselho de Administração (PCA) da recém-criada empresa pública Água de Rega (ADR), Jaime Tavares Ferreira, prometeu a optimização de recursos para a mitigação de escassez de água, através de um sistema operacional e comercial.
O recém-empossado fez essa promessa na tomada de posse do novo Conselho de Administração da empresa Água de Rega, esta segunda-feira que foi presidida pelo vice-primeiro-ministro e ministro da Finanças, Olavo Correia, e na presença do ministro da Agricultura, Gilberto Silva.
“Pretendemos ser uma referência nacional na mobilização da água, assim como na optimização desse recurso, contribuído para a mitigação da escassez da água, através de um sistema operacional e comercial, actuando desde origem da água até ao ponto de entrega” , indicou.
Acrescentou ainda a utilização de melhores práticas de gestão e de operação reconhecidas internacionalmente para a optimização dos recursos hídricos em Cabo Verde, assim como garantir a abastecimento regular da água para os agricultores, através de taxa justa e equitativa.
Para a materialização desses objectivos, Jaime Tavares Ferreira informou que está na fase final a assinatura de um contrato de crédito entre o Governo de Cabo Verde e a Hungria, no valor de 35 milhões de euros, destinados à mobilização de água no país.
“Este projecto tem como objectivo a construção de infra-estruturas e aquisição de equipamentos como condutas de adopção, estações elevatórias, reservatórios de armazenamento, condutas de distribuição, aquisição e montagem de dessalinizadores para tratamento de água residuais”, precisou o empossado.
Por sua vez, o ministro da Agricultura, Gilberto Silva, disse que a criação desta empresa constitui um “passo fundamental” para a materialização da política do Governo em matéria da melhoria da gestão da água.
O ministro acrescentou que se enquadra igualmente na implementação das reformas atinentes ao domínio da água em Cabo Verde, ao aumento da resiliência e adaptação do sector agrário às mudanças climáticas.
“ Por conseguinte, temos que fazer de tudo dentro dessas reformas para que a gestão da água possa ser empresarializada em quase todos os domínios”, frisou.
O conselho de Administração da empresa Água de Rega, a ser presidido por Jaime Tavares Ferreira, vai ter Cláudio do Santos como administrador executivo e José Teixeira, como não executivo.

Dans la même catégorie