APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification APS SENEGAL-AFRIQUE-FRANCE-CINEMA / Festival de Cannes : ‘’Camp de Thiaroye’’ retenu dans la sélection ‘’Cannes classics’’ APS MONDE-SENEGAL-MEDIAS / Les journalistes invités à utiliser l’intelligence artificielle avec une approche critique APS SENEGAL-GOUVERNANCE / La protection des lanceurs d’alerte et la loi sur l’accès à l’information, gages de bonne gouvernance (société civile) APS SENEGAL-TRANSPORT-REACTIONS / Les facteurs humains responsables de 90% des accidents de la route (ministre) AIP Le PNUD réaffirme son soutien aux initiatives du ministère de l’Enseignement supérieur et de la Recherche scientifique AIP La Côte d’Ivoire veut saisir l’opportunité de la finance verte ACI Afrique/Football: La CAF déclare la défaite de l’Usm Alger par forfait ACI Monde/Santé: L’Oms salue l’efficacité du vaccin contre le paludisme, encourageant son déploiement en Afrique ACI Congo/Technologie: Canal+ Congo lance son nouveau décodeur hybride G11 pour une expérience télévisuelle révolutionnaire

Associação de Táxis da Praia denuncia “invasão” do mercado da capital por taxistas de outras ilhas e concelhos


  9 Février      26        Société (45141),

 

Cidade da Praia, 09 Fev (Inforpress) – O presidente da Associação de Táxis da Praia, João Vaz Antunes, denunciou esta segunda-feira, em declarações à Inforpress, a “invasão” do mercado taxista da capital por viaturas licenciadas para prestarem o mesmo serviço em outras ilhas e concelhos.
“A invasão do mercado da Praia tornou-se a olhos vistos a babilónia da modernidade. Nós, enquanto associação, não temos poderes. Já reivindicamos, já manifestamos, já fizemos queixa, mas é uma responsabilidade da polícia e da Direcção dos Transportes Rodoviários”, denunciou.
João Vaz Antunes afirmou ainda que se trata de uma “situação que é visível”, em que agora não é só os chamados “clãs” quem estão a “roubar” fretes aos táxis da cidade da Praia, mas também os táxis de outras ilhas e concelhos.
“Estão aqui a operar normalmente, sem que haja uma chamada de atenção. Por aquilo que estamos a ver, a enchente está a aumentar dia após dia e já temos táxis na Praia de tudo quanto é cor e beleza. Se as autoridades competentes não tomarem medidas quanto a isso, nós não temos nada que fazer, até porque não temos o poder jurídico”, finalizou.
A Inforpress falou com um taxista da ilha do Fogo que se encontra a operar na cidade da Praia. Este, que pediu anonimato, atribui a “culpa” por esta situação à pandemia da Covid-19, que, segundo disse, “minou” o sector naquela ilha.
“Estou aqui na Praia desde o Natal. Vim para passar as festas e acabei ficando. A situação na ilha, onde trabalho, não está fácil. Com esta pandemia tudo parou. Lá é diferente do que aqui na Praia, em que todos andam de táxi. Lá apenas os turistas é que andam. De vez em quanto apanhamos um nacional, mas é muito pouco”, descreveu.
“Com as fronteiras fechadas, não há turismo e nós acabamos por sentir isto”, acrescentou a mesma fonte, afirmando saber que está a operar na ilegalidade, mas justifica este “desvio” com o facto de ter contas para pagar e uma família para sustentar.
“Eu nunca fui multado, mas sei que outros taxistas não tiveram a mesma sorte. Mas com o aumento de táxis de outras ilhas e concelhos aqui na Praia, a situação vai se tornando cada vez mais complicada, já que as autoridades policiais já estão mais alertas. Só estou à espera de fazer um bom troco e depois voltar para a minha ilha”, descreveu.
Por seu turno, o ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, disse, também em declarações à Inforpress, que, obviamente, nessas situações e numa situação de aperto que se está a viver a nível económico, é de esperar algumas dessas situações.
“Mas creio que as autoridades estão a actuar e já houve essa preocupação, partilhada com o colega da Administração Interna, sobre esta matéria. Aí temos que deixar as autoridades actuarem”, afirmou o governante.
Entretanto, para Carlos Santos, o que interessa neste momento é conseguir dar uma resposta forte, preparando este profissional e apoiando-os com algum rendimento, o que, disse, o Governo tem feito.
“Nós estamos a conseguir, num curto espaço de tempo, capacitar cerca de 2500 profissionais dessas áreas e nós temos cerca de 1200 taxistas que vão ser capacitados. Estamos, juntamente com a câmaras municipais, a aproveitar para também dotá-los de algumas outras regras, designadamente a utilização de uniformes novos, patrocinados e financiados pelo Fundo do Turismo, pelas câmaras municipais, procurando apresentar uma nova imagem”, informou.
Carlos Santos disse ainda que o governo sabe e entende que estes profissionais são o cartão postal de Cabo Verde e que, por isso, está-se a investir na sua capacitação com vista à qualificação do Turismo.
“Mas, paralelamente, nós estamos a trabalhar também num programa operacional do Turismo, que é um programa que vai definir o caminho dos próximos cinco anos, a nível de preparação e criação daquilo que são elementos que irão informar aquilo que é o produto turístico cabo-verdiano”, finalizou.

Dans la même catégorie