MAP Addis-Abeba: L’Union Panafricaine de la Jeunesse tient un Forum consultatif en prélude au Sommet de l’avenir des Nations Unies MAP Sénégal: ouverture à Dakar de la 6è édition du festival  »Films femmes Afrique » MAP Agriculture/Irrigation : le Maroc, un modèle à suivre (ministre ivoirien) Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat ANP Région de Zinder : WAPCO et CHINA Petroleum offrent un lot d’équipements sportifs et de matériels scolaires à la jeunesse de Damagaram Takaya AIP Côte d’Ivoire: Vers la mise en place d’un registre national des malformations congénitales L’Etat réaffirme son engagement à accompagner le cinéma et l’audiovisuel (ministre) AIB Burkina : Le Parlement dit oui à la tenue d’assises nationales où se décidera la suite de la Transition AIB Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat AIB Spectacle de parachutistes commandos à Bobo, en prélude à l’ouverture de la SNC 2024

Escritor destaca robustez na democracia cabo-verdiana mas aponta fragilidades na cultura cívica


  10 Février      25        Politique (25379),

 

Cidade da Praia, 10 Fev (Inforpress) – O professor e escritor cabo-verdiano Leão de Pina destacou a robustez da democracia em Cabo Verde, mas apontou fragilidades na cultura física, numa análise baseada num estudo científico.
Leão de Pina fez esta declaração terça-feira à Inforpress, à margem do lançamento da obra “Cultura Política, Valores Cívicos e Cidadania Democrática: entre a adesão formal e o embaraço cultural”, que aconteceu na Biblioteca Nacional.
Conforme apontou, esta é uma obra de teor académico, resultado de uma investigação científica em que “a preocupação global é com a vida democrática” em Cabo Verde, através da perspectiva da cultura política, dos valores cívicos e da cidadania democrática.
Explicou que a intenção foi perceber numa perspectiva mais descentralizadora da análise política, “focando naquilo que é a cultura, os valores”, os sentimentos que o cidadão comum cabo-verdiano tem cultivado e absorvido no que concerne ao sistema e à vida democrática.
“Especialmente, concerne aquilo que seria seu conhecimento, as atitudes que tem na sua relação com os actores e instituições políticas, mas também com a sociedade civil”, assinalou o investigador.
Partindo desse pressuposto, Leão de Pina avançou o autor da obra, “percebe-se visivelmente o robusto da democracia em Cabo Verde”, fruto da assunção das normas, valorização de princípios ligados ao voto e a alternância política.
Entretanto, revelou, analisando um conjunto de aspectos que têm a ver com a vida do cidadão comum no seu quotidiano, na sua relação com os sistemas político democrático, especialmente a forma como ele vê, “há um lado mais deficitário” da cultura política e cívica nacional.
“A hipótese de conclusão é que temos uma democracia robusta do ponto de vista institucional, mas ainda é muito frágil do ponto de vista da cultura cívica, da participação regular dos cidadãos”, atestou.
A obra faz uma descrição e análise das tendências dominantes da cultura política nacional e a indicação de algumas das suas implicações para o reforço da sociedade civil, a inserção dos cidadãos na esfera pública e a consolidação da cultura cívica, no quadro do sistema político democrático.
O trabalho resulta de um estudo levado a cabo pelo autor, Leão de Pina, e que lhe valeu o Prémio Nacional dos Direitos Humanos e Cidadania, em 2011, na categoria de Melhor Estudo Científico.

Dans la même catégorie