MAP Addis-Abeba: L’Union Panafricaine de la Jeunesse tient un Forum consultatif en prélude au Sommet de l’avenir des Nations Unies MAP Sénégal: ouverture à Dakar de la 6è édition du festival  »Films femmes Afrique » MAP Agriculture/Irrigation : le Maroc, un modèle à suivre (ministre ivoirien) Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat ANP Région de Zinder : WAPCO et CHINA Petroleum offrent un lot d’équipements sportifs et de matériels scolaires à la jeunesse de Damagaram Takaya AIP Côte d’Ivoire: Vers la mise en place d’un registre national des malformations congénitales L’Etat réaffirme son engagement à accompagner le cinéma et l’audiovisuel (ministre) AIB Burkina : Le Parlement dit oui à la tenue d’assises nationales où se décidera la suite de la Transition AIB Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat AIB Spectacle de parachutistes commandos à Bobo, en prélude à l’ouverture de la SNC 2024

Presidente da FCF defende que todas as instituições do desporto sejam auditadas


  12 Mai      30        Sport (12738),

 

Cidade da Praia, 12 Mai (Inforpress) – O presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Mário Semedo, defendeu hoje que todas as instituições ligadas ao desporto sejam auditadas, como forma de credibilizar a sua gestão e ganhar respeito dos parceiros.
Mário Semedo fez estas declarações momentos antes da apresentação de duas plataformas de gestão, uma de disponibilização de informação e conhecimento e outra de gestão das competições, na sede da FCF, na cidade da Praia.
Estes projectos, explicou, enquadram-se no investimento que a FCF está a fazer na boa governança.
“É fundamental que hoje apostemos na boa governança que é, não só recomendada, mas também exigida pelas instituições que gerem o futebol a nível mundial. Refiro-me concretamente à FIFA e CAF, duas intuições que financeiramente apoiam a FCF. Portanto nós estamos a fazer jus às recomendações dessas duas instituições”, acrescentou.
Mário Semedo afirmou ainda que hoje em dia não se pode estar no futebol sem ter em conta a boa governança na gestão das federações, das associações e dos clubes.
“Sem a boa governança é melhor esquecer. Hoje o futebol não é apenas fazer um calendário e organizar o campeonato. Terá que ser muito mais. Temos que aplicar muito para que, de facto, sejamos dignos do cargo que ostentamos para que as federações possam, de facto, desempenhar cabalmente o seu papel, que é de desenvolver o futebol”, frisou.
É dentro dessa política de boa governança, de boas práticas é que, disse, a FCF tem desenvolvido um conjunto de projectos, sobretudo ao nível da gestão financeira, “porque um dos princípios básicos da boa governança é a prestação de contas”.
“Se quisermos prestar conta convenientemente, temos que apostar numa boa gestão financeira. A FCF é auditada e defendemos que todas as instituições do desporto sejam auditadas”, avançou.
Mário Semedo defendeu ainda que o dinheiro que cada um recebe deve ser devidamente justificado, para que se possa também credibilizar a instituição, a sua gestão e fazer com que a mesma ganhe o respeito dos parceiros.
“Por isso, é uma aposta forte e a continuar na FCF”, finalizou.

Dans la même catégorie