MAP Addis-Abeba: L’Union Panafricaine de la Jeunesse tient un Forum consultatif en prélude au Sommet de l’avenir des Nations Unies MAP Sénégal: ouverture à Dakar de la 6è édition du festival  »Films femmes Afrique » MAP Agriculture/Irrigation : le Maroc, un modèle à suivre (ministre ivoirien) Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat ANP Région de Zinder : WAPCO et CHINA Petroleum offrent un lot d’équipements sportifs et de matériels scolaires à la jeunesse de Damagaram Takaya AIP Côte d’Ivoire: Vers la mise en place d’un registre national des malformations congénitales L’Etat réaffirme son engagement à accompagner le cinéma et l’audiovisuel (ministre) AIB Burkina : Le Parlement dit oui à la tenue d’assises nationales où se décidera la suite de la Transition AIB Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat AIB Spectacle de parachutistes commandos à Bobo, en prélude à l’ouverture de la SNC 2024

Ministro apela engajamento dos cidadãos na doação de sangue seguro para salvar vidas


  14 Juin      28        Santé (15387),

 

Bissau, 14 Jun 21 (ANG) – O ministro de Saúde, Dionísio Cumba, apelou hoje o engajamento dos cidadãos na doação de sangue para salvar  vidas humanas.

O titular da pasta de Saúde que falava na cerimônia comemorativa do Dia Mundial dos doadores de sangue voluntários, disse que a camada jovem ocupa uma faixa etária importante para a doaçâo de sangue seguro, e  de forma voluntária, para melhorar o estado
de saúde das pessoas.

Ainda agradeceu à todos os doadores nacionais pelo  o que considera de “ato altruista” de salvar as vidas, e encorajou-os a continuarem com esse ato voluntário.

Dionísiop Cumba salientou a pertinência de ter uma reserva de sangue seguro no país para atender casos  complexos perante profissionais de saúde, porque a necessidade deste líquido precioso e permanente.

No ato, o Presidente da Associação de Doadores Voluntários de Sangue da Guiné-Bissau, Gentil da Silva enfatizou os trabalhos dos seus associados e pediu os que ainda não participam deste  “ato nobre” de doar sangue a começar a fazê-lo.

Segundo Gentil da Silva, o ato de doar sangue é uma dádiva que tem ajudado muito os profissionais de saúde nos seus trabalhos de salvar as vidas  nas maternidades, nos serviços de emergências e nas intervenções cirúrgicas complexas.

Ainda este responsável exortou o Ministério da Saúde a implementar medidas  para reforçar o serviço nacional de Transfusão de Sangue e Bancos de Sangues para dar respostas às demandas.

O Presidente de Associação dos Doadores de Sangue apelou ao Governo para criar condições dignas para os doadores de sangue, para manterem estáveis e disponíveis para este serviço.

Por sua vez, o representante da Organização Mundial de Saude (OMS) na Guiné-Bissau, Jean Kipela, destacou  a importância de a camada jovem se juntar à esse ato  para salvar  vidas.

Segundo Kipela, com a pandemia, toda a taxa de doação de sangue no mundo se reduziu para 17%, por isso, acrescentou,  é necessário incentivar as pessoas a doarem sangue, e, consequentemente, melhorar o acesso aos serviços de doação de sangue.

De acordo com Kipela a OMS vai trabalhar em conjunto com as organizações regionais e subregionais africanas para estabilizar este setor no continente e garantir a disponibilidade de sangue para todos.

Comemora-se hoje  o Dia Mundial de Doadores de Sangue, sob o lema: “Doe Sangue para que o mundo continue pulsando” .

Dans la même catégorie