MAP Addis-Abeba: L’Union Panafricaine de la Jeunesse tient un Forum consultatif en prélude au Sommet de l’avenir des Nations Unies MAP Sénégal: ouverture à Dakar de la 6è édition du festival  »Films femmes Afrique » MAP Agriculture/Irrigation : le Maroc, un modèle à suivre (ministre ivoirien) Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat ANP Région de Zinder : WAPCO et CHINA Petroleum offrent un lot d’équipements sportifs et de matériels scolaires à la jeunesse de Damagaram Takaya AIP Côte d’Ivoire: Vers la mise en place d’un registre national des malformations congénitales L’Etat réaffirme son engagement à accompagner le cinéma et l’audiovisuel (ministre) AIB Burkina : Le Parlement dit oui à la tenue d’assises nationales où se décidera la suite de la Transition AIB Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat AIB Spectacle de parachutistes commandos à Bobo, en prélude à l’ouverture de la SNC 2024

Carnaval 2023/Presidente da Comissão Organizadora pede mais apoio do Governo para melhor organização do evento


  24 Février      55        Culture (903),

 

Bissau, 24 Fev 23 (ANG) – O Presidente da Comissão Organizadora do Carnaval 2023 diz esta sexta-feira que o Governo deve dar mais apoio financeiro à organização para que se possa organizar melhor e ter um bom desfile carnavalesco.

Leonardo Cardoso que fazia o balanço do que é considerada a maior festa cultural da Guiné-Bissau, no programa “Bom dia Guiné”, da TGB considerou de positivo a festa apesar das dificuldades enfrentadas.

Afirmou que os turistas que vieram assistir ao carnaval ficaram maravilhados com o que viram no desfile ,frisando que os dois anos sem carnaval criou ansiedade e saudade do carnaval guineense, e que, por isso, diz que vieram pessoas de toda aparte do mundo para levar a imagem da maior festa cultural da Guiné-Bissau ao mundo .

“A organização foi incansável na preparação contando com a boa colaboração de todos desde o Governo,as forças de segurança,vendedeiras ,pessoas que estavam a assistir ao desfile. Pensamos que todos saímos satisfeitos, principalmente os turistas, e o sucesso do carnaval 2023 esta na sua organização com isso penso que vamos ter maior afluência dos turistas no proximo carnaval uma vez que levaram boa imagem do país”,salientou.

Cardoso disse que, seja quem vir a ser o próximo Presidente da Comissão Organizadora do Carnaval 2024 ,vai precisar de mais dinheiro para que os grupos participantes possam treinar nas regiões e bairros ,tudo com objectivo de fazer com que haja mais máscaras no desfile como antigamente, refletindo as diversidades existentes em termos de trajes.

Para isso, segundo Cardoso,será necessário começar muito cedo ,ou seja o Governo não deve esperar até quando faltar dois dias para o início do acto para disponibilizar o dinheiro.

“O nosso carnaval esta institucionalizado sim ,e até foi criado um departamento para tal ,só que não funciona ,mas isso não é suficiente.O Governo deve assumir, à letra, a organização carnavalesca adoptando-a de um orçamento próprio. Se o Executivo fôr capaz de regulamentar a lei do Mecenato que já esta aprovado vai poder atrair mais dinheiro por parte dos empresários ou das empresas comerciais “,disse.

Leonardo Cardoso salientou que quando isso não acontece ,os empresários e outros questionam o porquê de tirar 60 ou 100 mihões de francos CFA para investir na organização do carnaval ,e qual será a contrapartida. Diz que por isso deve-se pensar em regulamentar a lei acima referida, dotar a estrutura que gere o carnaval de todos os meios e de um quadro permanente que já sabem que têm como função organizar o carnaval.

Se tudo isso for feito diz Leonardo Cardoso, o país pode seguir para a internacionalização do seu carnaval uma vez que já esta estruturada.

Contou que numa conversa com um ex governante senegalés que veio assistir ao desfile ,este o disse que nunca tinha visto coisa igual ,tendo questionado se há igual em toda a África.

O carnaval 2023 decorreu sem concurso nem premiações habituais, e contou com a participação 20 grupos que desfilaram em exibição cultural em dois dias da festa carnavalesca, que este ano teve participação estrangeira do Senegal e da Costa do Marfim.

Dans la même catégorie