MAP Addis-Abeba: L’Union Panafricaine de la Jeunesse tient un Forum consultatif en prélude au Sommet de l’avenir des Nations Unies MAP Sénégal: ouverture à Dakar de la 6è édition du festival  »Films femmes Afrique » MAP Agriculture/Irrigation : le Maroc, un modèle à suivre (ministre ivoirien) Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat ANP Région de Zinder : WAPCO et CHINA Petroleum offrent un lot d’équipements sportifs et de matériels scolaires à la jeunesse de Damagaram Takaya AIP Côte d’Ivoire: Vers la mise en place d’un registre national des malformations congénitales L’Etat réaffirme son engagement à accompagner le cinéma et l’audiovisuel (ministre) AIB Burkina : Le Parlement dit oui à la tenue d’assises nationales où se décidera la suite de la Transition AIB Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat AIB Spectacle de parachutistes commandos à Bobo, en prélude à l’ouverture de la SNC 2024

Covid 19: Prioridade da UNTC-CS é lutar para manutenção dos postos do trabalho – secretária-geral


  20 Mars      67        Santé (15387),

 

Cidade da Praia, 20 Mar (Inforpress) – A secretária-geral da União Nacional dos Trabalhadores Cabo-verdianos – Central Sindical (UNTC-CS), Joaquina Almeida, disse hoje que a prioridade da central sindical nesse momento de crise do novo coronavírus é a manutenção dos postos de trabalho.

Em conferência de imprensa hoje, na Cidade da Praia, Joaquina Almeida adiantou que vai propor que o Governo ajude os trabalhadores que por algum motivo vierem a perder o seu trabalho por causa desta situação.

“Foi já anunciada na imprensa, o despedimento de trabalhadores num dos hotéis do Sal, e outros hotéis já avisarem da possibilidade haver mais despedimentos, caso perdure essa interdição dos voos”, exemplificou.

Neste sentido para além de propor que o Governo ajude os trabalhadores já afectados, Joaquina Almeida apelou ao patronato para considerar outras alternativas, em vez de despedir os trabalhadores.

“Os sindicatos estão abertos e disponíveis ao diálogo com os empregadores para negociarem caso vier a se mostrar necessário, propondo antecipação de férias, férias colectivas, trabalho em casa e outras medidas de carácter provisório, desde que se mantenha a garantia dos postos de trabalho”, indicou.

Entretanto, a secretário-geral da UNTC-CS alertou aos sindicatos e ao Governo para estarem atentos a possíveis práticas de aproveitamento da situação da parte das entidades patronais para despedimentos em nome da crise, férias forçadas sem garantias de retorno ao trabalho e redução salarial ou não pagamento dos salários.

“Escutamos com atenção as palavras do senhor primeiro-ministro comprometendo-se em tomar todas as medidas possíveis para minimizar o sacrifício das pessoas carentes e vulneráveis, incluindo os trabalhadores”, lembrou, pedindo que o Governo cumpra aquilo com que se comprometeu.

Nas próximas horas a secretária-geral da UNTC-CS vai estar contacto com os sindicatos afiados para juntos definirem propostas concretas para levar para reunião do Conselho e Concertação Social, já agendada para a próxima terça-feira, 24.

A secretária-geral salientou que a situação mundial “é dramática”, sobretudo com a confirmação do primeiro caso novo coronavírus em Cabo Verde

“O momento é de convergência nacional, de conciliação, da unidade e de solidariedade, porque há sérios riscos de empregabilidade e certamente atingirá os mais vulneráveis”, realçou.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia do Covid-19, começou em Dezembro na China e infectou mais de 210 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.750 morreram.

Das pessoas infectadas em todo o mundo, mais de 84 mil recuperaram da doença.

O surto espalhou-se já por 173 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

De acordo com os últimos dados, os países mais afectados depois da China são a Itália, com 2.978 mortes em 35.713 casos, o Irão, com 1.135 mortes (17.361 casos), a Espanha, com 638 mortes (14.769 casos) e a França com 264 mortes (9.134 casos).

Cabo Verde registou até o momento apenas um caso de infecção pelo novo coronavírus.

 

Dans la même catégorie