APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification APS SENEGAL-AFRIQUE-FRANCE-CINEMA / Festival de Cannes : ‘’Camp de Thiaroye’’ retenu dans la sélection ‘’Cannes classics’’ APS MONDE-SENEGAL-MEDIAS / Les journalistes invités à utiliser l’intelligence artificielle avec une approche critique APS SENEGAL-GOUVERNANCE / La protection des lanceurs d’alerte et la loi sur l’accès à l’information, gages de bonne gouvernance (société civile) APS SENEGAL-TRANSPORT-REACTIONS / Les facteurs humains responsables de 90% des accidents de la route (ministre) AIP Le PNUD réaffirme son soutien aux initiatives du ministère de l’Enseignement supérieur et de la Recherche scientifique AIP La Côte d’Ivoire veut saisir l’opportunité de la finance verte ACI Afrique/Football: La CAF déclare la défaite de l’Usm Alger par forfait ACI Monde/Santé: L’Oms salue l’efficacité du vaccin contre le paludisme, encourageant son déploiement en Afrique ACI Congo/Technologie: Canal+ Congo lance son nouveau décodeur hybride G11 pour une expérience télévisuelle révolutionnaire

Economia/Guiné-Bissau pede apoio ao Banco Islâmico de Desenvolvimento para Agricultura


  8 Novembre      48        Agriculture (4142),

 

Bissau, 08 Nov 22 (ANG) – A Guiné-Bissau pediu, esta segunda feira, apoio ao Banco Islâmico de Desenvolvimento para desenvolver o setor agrícola, tendo em conta o aumento dos preços mundiais.

O pedido foi formulado pelo o ministro das Finanças, Ilídio Té num enocntro mantido com Representante do Banco Islâmico de Desenvolvimento para o país, Eddie Omar Davis.

Falámos com o Banco Islâmico de Desenvolvimento e eles estão disponíveis para apoiar o setor da agricultura para que possamos ter a nossa soberania e independência alimentar”, afirmou o ministro das Finanças guineense.

O governante falava no final de um encontro com uma missão do Banco Islâmico de Desenvolvimento, que chegou hoje ao país, para avaliar os projetos em curso na Guiné-Bissau.

Em declarações aos jornalistas, o ministro disse que o mundo “está num momento difícil por causa da guerra na Ucrânia”.

“Houve um aumento significativo dos preços dos produtos de primeira necessidade no mercado. É um fenómeno global e devemos apostar mais na agricultura. Temos de ter autossuficiência alimentar. Nos anos 60 a Guiné-Bissau exportava arroz”, salientou Ilídio Té.

Além do apoio ao desenvolvimento da agricultura, o ministro e o Banco Islâmico de Desenvolvimento abordaram também a possibilidade de investimento no desenvolvimento industrial, minas e saneamento.

“Acelerar as coisas e avançar com os novos projetos que estão na manga”, disse, sublinhando que o Banco Islâmico de Desenvolvimento é um dos parceiros mais antigos do país.

O representante do Banco Islâmico de Desenvolvimento para o país, Eddie Omar Davis, afirmou que o objetivo da missão é continuar o diálogo para o “desenvolvimento da Guiné-Bissau”.

O representante do Banco Islâmico de Desenvolvimento para o país, Eddie Omar Davis, afirmou que o objetivo da missão é continuar o diálogo para o “desenvolvimento da Guiné-Bissau”.

Entre os projetos daquela instituição financeira no país, o representante destacou o apoio à construção da estrada entre Safim e Dugal para a integração regional com o Senegal.

A formação profissional para aumentar as oportunidades de emprego para jovens guineenses foi outro dos projetos destacados por Eddie Omar Davis.

A missão vai permanecer em Bissau até quinta-feira, tendo previstos alguns encontros com outras autoridades guineenses e visitas aos projetos em curso.

Dans la même catégorie