MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification APS SENEGAL-AFRIQUE-FRANCE-CINEMA / Festival de Cannes : ‘’Camp de Thiaroye’’ retenu dans la sélection ‘’Cannes classics’’ APS MONDE-SENEGAL-MEDIAS / Les journalistes invités à utiliser l’intelligence artificielle avec une approche critique APS SENEGAL-GOUVERNANCE / La protection des lanceurs d’alerte et la loi sur l’accès à l’information, gages de bonne gouvernance (société civile) APS SENEGAL-TRANSPORT-REACTIONS / Les facteurs humains responsables de 90% des accidents de la route (ministre) AIP Le PNUD réaffirme son soutien aux initiatives du ministère de l’Enseignement supérieur et de la Recherche scientifique

Economista são-tomense Ângela Viegas lança obra literária


  4 Avril      68        Economie (21003), Livres (386),

 

São Tomé (São Tomé e Príncipe), 04 Abr. 2022 (STP-Press) – A economista são-tomense Ângela Viegas, acaba de lançar no mercado uma obra literária denominada: “Desafios do Desenvolvimento Socioeconómico dos Microestados Insulares”.

Trata-se de uma obra que reflecte o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe e resulta de pesquisa que serviu de tese para o seu doutoramento na Universidade Nova de Lisboa.

A obra relata o desenvolvimento e pistas que concorreram para o avanço de pequenos Estados insulares, nomeadamente, na Ásia e aponta alguns constrangimentos e elementos que concorrem para o fraco desempenho, ainda, de São Tomé e Príncipe.

Dos elementos realçados como avanços nesses Estados insulares, destaque para o PIB per capita e índice do desenvolvimento humano.

E no caso particular de São Tomé e Príncipe, o livro reflete sobre múltiplos aspectos que concorrem para o fraco desempenho, comparando com factores que contribuíram para avanços destes Estados insulares, e que na sua óptica, podem ser também aplicados no país.

Para autora da obra não se trata de “receitas traçadas, mas chegamos a conclusão que nós temos de encontrar uma acomodação geoestratégica para o nosso país e os nossos interesses”.

No plano conclusivo, referiu a vários factores que concorrem negativamente para o retrocesso de São Tomé e Príncipe, nomeadamente questões endógenas, das quais realçou a “acomodação judicial”.

Assinalou que a justiça é um factor para o qual deve-se dar a máxima atenção porque qualquer investidor ao apostar no país quer ver os seus investimentos seguros.

Marcaram presença no lançamento da obra, várias individualidades, das quais pontuamos o economista Artur Vera Cruz, líder do Tribunal de Contas do país, que ao referir-se a obra considerou-a de um livro de grande qualidade literária.

Destacou aspectos atinentes ao livro, que, sujeita-se ao plano global onde não há solução pré-concebidas mas sim adaptáveis a realidade de cada país ao contento de uma globalidade bastante presente no Mundo.

Acácio Elba Bonfim, administrador do Banco Internacional de São Tomé e Príncipe, BISTP e antigo ministro das Finanças, disse que o livro trás indicadores válidos e susceptíveis de serem aplicados em São Tomé e Príncipe desde que se acautele na sua especificidade.

Dans la même catégorie