AIP Côte d’Ivoire-AIP/ COVID-19: Cent quarante-quatre nouveaux cas enregistrés lundi APS MACKY SALL PROMET UNE RÉORIENTATION DES ALLOCATIONS BUDGÉTAIRES EN FAVEUR DE L’EMPLOI APS LE CHEF DE L’ETAT ANNONCE L’ALLÈGEMENT DU COUVRE-FEU À DAKAR ET À THIÈS APS L’ÉDITION 2021 DE LA CAN U17 ANNULÉE (MÉDIAS) APS DES FEMMES LEADERS POLITIQUES ET DE LA SOCIÉTÉ CIVILE POUR UN DIALOGUE CONSTRUCTIF APS HIÈS REÇOIT SA DEUXIÈME DOTATION DE VACCINS ANTI-COVID GNA COVID-19 Vaccination: GHS vaccinates 300,000 people within a week ANGOP COVID-19: ANGOLA DETECTA VARIANTES SUL-AFRICANA E INGLESA ANP Diffa : Forte mobilisation des femmes à la célébration de la journée du 8 mars dans la ville ANP Présidentielle au Niger : Mahamane Ousmane dépose un recours devant la Cour Constitutionnelle

INPS “socializa” medidas de simplificação e modernização administrativa dos serviços da protecção social


  1 Février      16        Société (29567),

   

Cidade da Praia,01 Fev. (Inforpress) – O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) “socializa”, esta terça feira, com os “stakeholders”, as medidas de simplificação e modernização administrativa dos serviços da protecção social estabelecidas no Decreto-Lei nº 5/2021 de 15 de Janeiro.
Conforme explicou a presidente do INPS, Orlanda Ferreira, essas medidas permitem a interação digital entre as entidades empregadoras e os segurados, os pensionistas e os demais cidadãos nacionais ou estrangeiros com o instituto e preveem a obrigatoriedade das folhas de ordenados e salários, serem entregue pela via electrónica.
Com esse instrumento, acrescentou abrem-se os caminhos para o comprimento das responsabilidades e obrigações relacionadas com a inscrição, declaração das remunerações, suspensão e cessação de vínculo laboral que possam ser executados com acesso aos meios informáticos.
Desta forma, explicou, serão garantidos a celeridade dos processos, a segurança das informações disponibilizadas e o alinhamento dos procedimentos da segurança social com a as legislações que regulam a interacção digital dos serviços de administração pública.
Ademais, acrescentou Orlanda Ferreira, que essas medidas, apresentadas publicamente no dia 22 de Janeiro, vão potencializar o uso do portal do INPS, criado em 2019, com vantagens tanto para os trabalhadores, os segurados que vão poder acompanhar a sua carreira contributiva como também para as entidades empregadoras.
“O segurado vai ter a possibilidade e oportunidade de seguir a sua carreira contributiva, identificar possíveis erros e anomalias, sendo que às vezes há declaração em que o valor do salário não corresponde com aquele que o trabalhador realmente aufere”, apontou, sublinhando que o segurado vai saber também se a entidade empregadora está a fazer o pagamento das suas contribuições reduzindo o número das reclamações.
O decreto-lei prevê um período transitório de seis meses. A partir do mês de Julho deste ano passa a ser obrigatório a apresentação das folhas de salário e ordenado pela via do portal.
Por isso, no encontro desta segunda-feira o INPS pretende apresentar aos “stakeholders” as funcionalidades e soluções colocados à disposição dos contribuintes, segurados e cidadãos, bem assim o “modus operandi” das ferramentas de acesso aos serviços prestados e disponíveis através do Portal.
A abertura do encontro, a ter lugar a partir das 09:00 num dos hotéis da Cidade da Praia, vai contar com a presença da secretária de Estado da Modernização Administrativa, Edna Oliveira.

Dans la même catégorie