MAP Rwanda: le volume des investissements dépasse 2,4 milliards de dollars en 2023 MAP Match USMA-RSB: la CAF rejette l’Appel interjeté par le club algérois et confirme les décisions de la commission des clubs (FRMF) MAP Madagascar: Plaidoyer pour la création d’un réseau de transport public écologique à Antananarivo MAP Abidjan: le RIARC et le REFRAM signent une déclaration sur le renforcement du dialogue avec les plateformes numériques globales APS SENEGAL-SOCIETE / Santé oculaire : des stratégies et orientations prioritaires en cours d’identification APS SENEGAL-AFRIQUE-FRANCE-CINEMA / Festival de Cannes : ‘’Camp de Thiaroye’’ retenu dans la sélection ‘’Cannes classics’’ APS MONDE-SENEGAL-MEDIAS / Les journalistes invités à utiliser l’intelligence artificielle avec une approche critique APS SENEGAL-GOUVERNANCE / La protection des lanceurs d’alerte et la loi sur l’accès à l’information, gages de bonne gouvernance (société civile) APS SENEGAL-TRANSPORT-REACTIONS / Les facteurs humains responsables de 90% des accidents de la route (ministre) AIP Le PNUD réaffirme son soutien aux initiatives du ministère de l’Enseignement supérieur et de la Recherche scientifique

Presidente da Assembleia Nacional enaltece “esforço de humanização” dos serviços do Hospital Agostinho Neto


  2 Février      23        Politique (25374), Santé (15387), Société (45141),

 

Cidade da Praia, 02 Fev (Inforpress) – O presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, enalteceu hoje o “esforço de humanização” dos serviços do Hospital Agostinho Neto (HAN) no atendimento aos utentes.
Em declarações à imprensa depois de uma visita àquela estrutura hospitalar, Jorge Santos, elogiou essa forma de tratamento, defendendo que um paciente é “um ser humano que precisa de carinho e cuidados especiais”.
“A humanização dos serviços de saúde não se faz por decretos ou por leis. Isto é feito através do pessoal jovem motivado e também na criação de todas as condições”, indicou o líder da casa parlamentar cabo-verdiana.
Para isso, Jorge Santos lembrou que o Parlamento tem aprovado todas as reformas no sector da saúde para a motivação dos profissionais, bem como na criação das suas Ordens e de todas outras classes profissionais atinentes à saúde.
“Isto tudo é que permite defender os interesses dos profissionais, criando condições de motivação para um trabalho humano, mais interessado e mais profissional”, frisou Jorge Santos, classificando de positiva a evolução na tabela de prestação e de cuidados.
Neste particular, o líder da casa parlamentar cabo-verdiana esclareceu que existem taxas que foram isentas e outras diminuídas, apontado que se trata de um processo que está relacionado com sustentabilidade do sistema nacional de saúde
“Eu tenho que pagar porque posso, mas se não consigo pagar tenho que ter os mesmos serviços?”, questionou Jorge Santos, defendendo que tem que haver um equilíbrio entre os que podem pagar e aqueles que não podem pagar a taxa de prestação e de cuidados.
Por sua vez, o presidente do conselho de administração do HAN, Imadoeno Cabral, anunciou um conjunto de medidas, com o destaque para a criação de estrutura de suporte a nível de serviços de diagnóstico e aquisição de novos equipamentos.
Em relação à nova tabela de cuidados, o responsável disse que vai ajudar o hospital na melhoria na área materna infantil, na gratuitidade em termos de prestação de serviços, assim como para as pessoas que têm dificuldades de rendimentos.
Imadoeno Cabral informou ainda que, a nível de serviços, o HAN vai criar a primeira unidade de cuidados intensivos para reforçar o seu papel de hospital central, de modo a reduzir as evacuações, dar suporte aos doentes críticos e reforçar a área de cardiologia.
“São valências que o hospital vai ganhando e acreditamos, mas há ainda um longo caminho a percorrer”, notou aquele responsável, garantindo que neste momento todas as máquinas do hospital estão a funcionar.

Dans la même catégorie