MAP L’exploitation minière joue un rôle central dans l’industrialisation de l’Afrique (conférence) MAP Mali: plus de 30 terroristes neutralisés dans le centre du pays (armée) MAP Revue de la presse quotidienne internationale africaine (RPQI-Afrique) MAP Bulletin de l’écologie de l’Afrique MAP Bulletin d’informations économiques africaines MAP Le Sénégal et la BAD signent deux accords de financement MAP Le président malien sera présent au sommet Russie-Afrique prévu en juillet à Sotchi (ministre des AE) APS Malèye Diagne « a tous les atouts pour réussir avec son nouveau club », le Riga FC APS Samba Ndiobène Ka rassuré par les travaux du Promoviles à Rufisque APS Promovilles: lancement des travaux de deux voies pour désenclaver Tivaouane Peulh-Niaga

TIC/” Guiné-Bissau deve ultrapassar conjunto de lacunas para obter os ganhos esperados”, diz Aristides Ocante da Silva


  21 Septembre      39        Technologie (781),

   

Bissau,21 Set 22(ANG) – O ministro dos Transportes e Comunicações diz que a Guiné-Bissau deve ultrapassar um conjunto de lacunas, em termos de infraestruturas digitais, para acolher os ganhos da economia digital.

Aristides Ocante da Silva que falava hoje no ato de encerramento da reunião de validação técnica do relatório sobre o diagnóstico da Economia Digital no país, disse que entre os ganhos esperados figura a garantia da conectividade internacional.
“A conectividade internacional do país é ainda limitada e conduz à preços elevados para o acesso à internet ”, salientou o governante.

Para se chegar à essa conectividade, segundo o ministro, os técnicos reunidos terça-feira, em Bissau, adoptaram um conjunto de recomendações específicas que devem ser atendidas para apoiar a implementação da economia digital no país.

Aristides Ocante da Silva avançou que uma das recomendações recai sobre a necessidade de implementação de um suporte nacional de fibra óptica para se chegar às principais cidades e localidades do país, e assim se garantir maior e melhor internet para todos.

A outra recomendação diz respeito a necessidade de melhoria do acesso à internet de banda larga, particularmente nas zonas rurais, uma satisfação que, diz da Silva, o Governo conta garantir com a melhoria das atividades do Fundo de acesso Universal gerido pela Autoridade Reguladora Nacional das Telecomunicações(ARN).

O ministro dos Transportes disse que recomendaram ainda o incremento da eletrificação do país como forma de baixar os custos de energia e de internet, mas também para que todos usufruam dos benefícios da economia digital.

Quanto a eletrificação do país, Ocante da Silva evocou os trabalhos em curso do projeto de interconexão elétrica entre quatro países da sub-região nomeadamente a Gâmbia, Guiné-Bissau, Guiné-Conacri e Senegal, sob a execução da Organização para o Aproveitamento da Bacia do Rio Gâmbia(OMVG), e que diz estar em fase muito avançada.

Acrescentou que o Governo, com apoio dos parceiros de desenvolvimento, em especial o Banco Mundial, através do projeto Warship tem estado a estender redes de banda larga, visando a redução dos custos de serviços de telecomunicações no país.

Dans la même catégorie