GNA Krobo branch of National Tailors, Dressmakers Association supports 24-Hour Economy -Chairman GNA Ghana Hubs Network holds annual general meeting in Takoradi GNA Telecel Ghana announces presence in Kumasi, promises innovation in network services GNA Government advised to adopt digital systems for credit management GNA UEFA U16 Tournament: Black Starlets bounce back with victory over Serbia  GNA Ghanaman Soccer Centre of Excellence gets facelift Inforpress Judo: Djamila Correia e Silva conquista prata no Campeonato Africano no Egipto Inforpress Ginástica: Noa da Veiga apura-se para a final do Campeonato Africano no Rwanda MAP HRH Princess Lalla Meryem Chairs Board of FAR Social Works MAP USMA-RSB Match: CAF Rejects Algerian Club’s Appeal, Confirms Interclub Competitions Committee’s Decisions (FRMF)

Comércio Externo: Preços de produtos importados aumentaram 2,4% em Setembro de 2021


  22 Octobre      15        Economy (15132),

   

Cidade da Praia, 22 Out (Inforpress) – Os preços dos produtos importados aumentaram 2,4% em Setembro de 2021, valor superior em 2,3 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Ainda de acordo com o Índice de Preços do Comércio Externo do INE, fixou-se em 2,0%, em Setembro de 2021, valor superior em 2,1 p.p. face ao registado no mês anterior.
Segundo a mesma fonte, a taxa de variação mensal registada pelo Índice de Termos de Troca foi de -0,4%, diminuindo 0,6 p.p. face ao valor registado no mês anterior.
Já o índice de preços da importação situou-se em 98,5 tendo registado um acréscimo de 2,4% relativamente ao mês anterior. Por outro lado, índices subjacente e volátil na importação aumentaram 2,3% e 2,7%, respectivamente.
O aumento dos preços ocorreu em todas as categorias de grupo: “Bens de Consumo” (1,2%) justifica-se pela subida de preços de “produtos alimentares primários” (1,9%), “Bens Intermédios” (0,9%), explica-se, essencialmente, com a subida dos preços de “produtos transformados para a construção” (8,4%), “Bens de capital” (5,6%) deve-se à subida dos preços de “máquinas” (7,9%) e dos “Combustíveis” (3,7%), justifica-se com o aumento da única subcategoria denominada “Combustíveis” (3,7%).
Em termos homólogos, o índice de preços da importação aumentou 6,4%, relativamente ao mês de Setembro de 2020.
Ainda comparativamente ao mês de Setembro de 2020, os índices subjacente e volátil na importação registaram acréscimos de 5,5% e 8,7%, respectivamente;
De acordo com a mesma fonte, no mês de Setembro de 2021, o índice de preços nas exportações situou-se em 99,3 correspondendo a um acréscimo de 2,0% face ao mês anterior, enquanto o índice subjacente na exportação cresceu 2,7% e o volátil manteve o mesmo valor (93,2) registado no mês anterior.
Em termos homólogos, em Setembro de 2021, a taxa de variação homóloga do índice de preços das exportações situou-se em -1,6% e, comparativamente ao mês de Setembro de 2020, o índice subjacente na exportação aumentou 0,1% e volátil decresceu 5,9%.
No mês de Setembro de 2021, o Índice de Termos de Troca (ITT) situou-se em 100,8 registando-se uma diminuição de 0,4%, comparativamente ao mês anterior, enquanto que nos termos homólogos, o Índice de Termos de Troca (ITT) fixou-se em -7,5%.

Dans la même catégorie