GNA Krobo branch of National Tailors, Dressmakers Association supports 24-Hour Economy -Chairman GNA Ghana Hubs Network holds annual general meeting in Takoradi GNA Telecel Ghana announces presence in Kumasi, promises innovation in network services GNA Government advised to adopt digital systems for credit management GNA UEFA U16 Tournament: Black Starlets bounce back with victory over Serbia  GNA Ghanaman Soccer Centre of Excellence gets facelift Inforpress Judo: Djamila Correia e Silva conquista prata no Campeonato Africano no Egipto Inforpress Ginástica: Noa da Veiga apura-se para a final do Campeonato Africano no Rwanda MAP HRH Princess Lalla Meryem Chairs Board of FAR Social Works MAP USMA-RSB Match: CAF Rejects Algerian Club’s Appeal, Confirms Interclub Competitions Committee’s Decisions (FRMF)

Estudantes cabo-verdianos já podem concorrer ao processo selectivo de estudantes estrangeiros na Unilab


  21 Octobre      24        Innovation (5637),

   

Cidade da Praia 21 Out (Inforpress) – Os estudantes cabo-verdianos já podem concorrer ao processo selectivo de estudantes estrangeiros na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) para o ano lectivo 2021/2022, informou a coordenadora da Rede Emancipa Cabo Verde, Andreia Mosso.
Segundo esta responsável, a Unilab tem disponível vagas para estudantes de graduação procedentes de cinco países de Países Africano Língua Oficial Portuguesa:  Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
O acesso à universidade, de acordo com a coordenadora, ocorre via processo selectivo de estudantes, adiantando que a avaliação dos alunos acontece por meio de uma prova de redacção e de conhecimentos específicos.
Conforme adiantou, essa “possibilidade de sonho” para os estudantes cabo-verdianos surge na sequência de uma parceria entre a Rede Emancipa Malês (Unilab) e a Rede Emancipa no Brasil, Cabo Verde e em Angola que tem promovido acções em prol da ampliação do acesso ao ensino superior público brasileiro.
“Os estudantes internacionais entram na Unilab pelo acordo de cooperação, por isso já têm automaticamente o direito ao auxílio. Basta somente que enviem os documentos que são exigidos”, explicou.
A Emancipa Cabo Verde, prosseguiu, já realizou algumas acções de sensibilização em diferentes bairros da capital no sentido de divulgar esta oportunidade que os estudantes cabo-verdianos têm de candidatar-se a uma vaga e posteriormente a uma bolsa de estudo, isto em caso de aprovação.
“Fizemos a divulgação nos bairros, escolas, associações comunitárias para que todos possam conhecer e ter acesso a este projecto. Ao chegarem ao Brasil os estudantes são acolhidos nas residências de estudantes veteranos por três meses, não pagam moradia, nem alimentação. É-lhes dado um tempo de se instalarem e se adaptarem à nova realidade”, asseverou.
Informou ainda que no passado mês de Setembro foi realizado o primeiro Curso de Formação de Educadores pela Rede Emancipa Malês que contou com participação de professores do Brasil, Cabo Verde e Angola, acrescentando que esta acção de capacitação teve como finalidade recrutar voluntários para este projecto.
Os candidatos têm 31 de Outubro de 2021 para fazer a inscrição pelo formulário acessível em http://selest.unilab.edu.br/.
A Unilab é uma instituição de ensino superior pública federal brasileira e está situada nas cidades de Redenção, Ceará, e São Francisco do Conde, na Bahia.
É uma universidade com perfil de integração internacional que acolhe além de estudantes brasileiros, estudantes de diferentes países de língua oficial portuguesa nomeadamente Cabo-Verde, Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e príncipe, Moçambique e Timor-Leste, o que faz com que seja a universidade promotora das culturas africanas.

Dans la même catégorie