MAP Morocco’s International Agriculture Exhibition Strengthens African Cooperation GNA US investors table market concerns before Ghana’s Trade Minister MAP Morocco Praised as Agricultural Model by Ivorian Minister GNA Krobo branch of National Tailors, Dressmakers Association supports 24-Hour Economy -Chairman GNA Ghana Hubs Network holds annual general meeting in Takoradi GNA Telecel Ghana announces presence in Kumasi, promises innovation in network services GNA Government advised to adopt digital systems for credit management GNA UEFA U16 Tournament: Black Starlets bounce back with victory over Serbia  GNA Ghanaman Soccer Centre of Excellence gets facelift Inforpress Judo: Djamila Correia e Silva conquista prata no Campeonato Africano no Egipto

MpD congratula-se com os avanços registados no sector da saúde em Cabo Verde


  11 Novembre      23        LeaderShip Feminin (11285),

   

Cidade da Praia, 11 Nov (Inforpress) – A grupo parlamentar (GP) do Movimento para a Democracia (MpD-poder) congratulou-se quarta-feira com os avanços registados no sector da saúde em Cabo Verde, desde a independência, a esta parte.
“São inquestionáveis os ganhos conseguidos no sector da saúde em Cabo Verde, desde a independência, fruto do trabalho dos sucessivos governos da República, colocando Cabo Verde numa posição de destaque na nossa sub-região, como indica a evolução positiva dos indicadores de saúde”, afirmou a porta-voz do GP do MpD.
Ângela Gomes fez estas considerações durante o debate parlamentar sobre a saúde, agendado a pedido da sua bancada.
Segundo ela, os indicadores de saúde de 2016 a 2020 assinalam “ganhos a vários níveis, com destaque para a redução das taxas de mortalidade geral e infantil e das doenças com potencial epidémico”.
“O sector da saúde e o desempenho dos governos estão sempre sob os holofotes das populações e, estudos confirmam que a saúde continua a ocupar o primeiro lugar nas preocupações dos cabo-verdianos”, admitiu a deputada.
Para o MpD, é “inquestionável e inegável” o empenho do Governo chefiado por Ulisses Correia e Silva, no sector da saúde, desde que iniciou funções em 2016.
“Cabo Verde enfrenta desde Março de 2020, a pandemia da Covid-19 que causou a maior crise sanitária, económica e social da sua história”, afirmou, acrescentando que, desde o primeiro dia, o Governo assumiu com “muita firmeza e responsabilidade que a prioridade das prioridades era salvar vidas”.
Reconheceu a “entrega abnegada” dos profissionais de saúde que em meio ao medo e incertezas arriscaram-se a longos períodos de confinamento, deixando os seus lares e familiares, para dar assistência aos doentes nos diferentes centros de tratamento espalhados por todo o País.
De acordo com o MpD, dados demonstram que 81.6% da população elegível já recebeu a primeira dose e 61,4% recebeu a segunda dose, destacando-se alguns concelhos que já alcançaram 100% de pessoas completamente vacinadas, como é o caso de Paul, Ribeira Grande (Santo Antão) e Tarrafal de São Nicolau.
Para o MpD, o Sistema Nacional de Saúde continuará a actuar focado nos desafios impostos pela transição epidemiológica e demográfica, melhorando as intervenções com vista ao aumento da literacia em saúde e diminuição dos factores de risco.
Por sua vez, deputada da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID-oposição), Zilda Oliveira, pediu ao Governo melhoria no atendimento aos utentes da saúde que, segundo ela, passa por um “atendimento humanizante”.
“As queixas são generalizadas a diversas estruturas do País, agravada pela morosidade no atendimento”, lamentou a parlamentar que reconheceu o trabalho feito por todos que estiveram e ainda estão na linha da frente do combate à pandemia de covid-19.

Dans la même catégorie