GNA Krobo branch of National Tailors, Dressmakers Association supports 24-Hour Economy -Chairman GNA Ghana Hubs Network holds annual general meeting in Takoradi GNA Telecel Ghana announces presence in Kumasi, promises innovation in network services GNA Government advised to adopt digital systems for credit management GNA UEFA U16 Tournament: Black Starlets bounce back with victory over Serbia  GNA Ghanaman Soccer Centre of Excellence gets facelift Inforpress Judo: Djamila Correia e Silva conquista prata no Campeonato Africano no Egipto Inforpress Ginástica: Noa da Veiga apura-se para a final do Campeonato Africano no Rwanda MAP HRH Princess Lalla Meryem Chairs Board of FAR Social Works MAP USMA-RSB Match: CAF Rejects Algerian Club’s Appeal, Confirms Interclub Competitions Committee’s Decisions (FRMF)

São Vicente: Gestão técnica da piscina oceânica será feita pelo Ministério do Mar e Instituto Marítimo e Portuário


  2 Août      17        Environment (3678),

   

Mindelo, 02 Ago (Inforpress) – O ministro do Mar, Paulo Veiga, disse domingo que a gestão técnica da Piscina Oceânica da Laginha, em São Vicente, será feita pelo ministério que tutela, através da Direcção-Geral da Economia Marítima, e pelo Instituto Marítimo e Portuário.
Paulo Veiga, que falava à imprensa após a cerimónia de inauguração da infra-estrutura, explicou que a piscina ainda não tem o fundo de segurança pelo que, nesta fase, será utilizada apenas por pessoas que sabem nadar, para ministrar formações, pela Guarda Costeira e pelo Campus do Mar.
“O Instituto Marítimo e Portuário vai usar a piscina para treinar os seus nadadores-salvadores e para dar formações. O Ministério do Mar, através do Campus do Mar, também vai usar esta infra-estrutura, porque tem formações e precisa de espaço para nadar. Igualmente, a Guarda Costeira vai desfrutar desta piscina”, afirmou.
Segundo o governante, a piscina é um projecto-piloto que está em fase de melhoramento e, por isso, instou as associações de natação e utilizadores a fazerem “críticas construtivas para que os próximos projectos possam contemplar todos os aspectos necessários”.
Paulo Veiga disse esperar que dentro de três meses a piscina esteja a funcionar em pleno para terapias e utilização lúdica e com todas as condições de segurança.
Avançou ainda que quando o fundo de segurança estiver instalado, e se as escolas e pessoas com “know how” estiverem de acordo que a piscina pode ser pública, o ministério pensa lançar um concurso para a sua exploração.
A exploração do bar de apoio será feita pelo empresário chinês Lin Jie, que segundo o ministro, “apresentou a melhor proposta de equipamentos a nível técnico e de preço e investiu na infra-estrutura de apoio”.
“É um bar sem álcool e que vai ter produtos saudáveis, sumos de frutas naturais e de terra”, destacou o ministro.
A Piscina Oceânica da Laginha tem 25 metros de cumprimentos e 15 metros de largura. O fundo vai variar 80 e 120 centímetros de profundidade e a terceira terá uma maior profundidade, podendo ultrapassar dois metros.
O presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, disse que a inauguração da piscina é a concretização de um sonho das escolas de natação e dos sanvicentinos, que almejam um espaço para formação de jovens e também para terapêutico.
“Temos muitos nadadores e muitas praias na ilha, mas as coisas quando são bem feitas e organizadas de uma forma científica nos permitem melhores resultados e entrar em competições a outros níveis” defendeu o autarca.

Dans la même catégorie