MAP 19è Tour cycliste du Bénin: 2è titre consécutif pour Ed-Doghmy, le Maroc champion par équipe ACI Congo/Presse: Douze journalistes remportent le prix de mérite APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE-REPORTAGE / Des Gambiens expriment leur fierté d’accueillir le sommet de l’OCI MAP 15è Sommet de l’OCI : SM le Roi réitère avec insistance la demande d’un arrêt immédiat, durable et global de l’agression contre Gaza MAP RDC: Au moins 12 morts dans l’explosion de bombes dans des camps de déplacés MAP 15è Sommet de l’OCI: SM le Roi souligne la nécessité d’entourer de plus de sollicitude les Etats africains les moins avancés membres de l’Organisation APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE / La crise palestinienne évoquée à l’ouverture du 15e Sommet de l’OCI ANP Le Premier Ministre reçoit le représentant par intérim du PAM au Niger ANP Une délégation d’oulémas de plusieurs pays d’Afrique de l’ouest reçue par le Premier ministre MAP Sa Majesté le Roi adresse un discours à la 15è Conférence au Sommet de l’OCI

São Vicente: “Projecto Urgimed Health Hospitality está em plena sintonia com visão do Governo” – ministro da saúde


  4 Mars      26        Santé (15398),

 

Praia, 04 Mar (Inforpress) – O ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, considerou que o projecto de clínica privada Urgimed Health Hospitality está em “plena sintonia” com a visão do Governo e é uma demonstração de “inteligência empresarial”.
O governante fez estas considerações esta terça-feira, no Mindelo, no acto de apresentação deste novo projecto de clínica médico-cirúrgica e maternidade de capital “100 por cento nacional”, e que contou ainda com a presença do vice-primeiro-ministro, Olavo Correia.
“Este projecto, para além de aportar um sinal de confiança no país, confiança no desenvolvimento no sector da saúde, é sem dúvida uma demonstração de inteligência empresarial, sentido de oportunidade e que está em plena sintonia com a visão do Governo”, asseverou.
Arlindo do Rosário disse estar o Governo engajado para fazer com que o sector da saúde “não seja um mero distribuidor, mas um pilar importante para a economia”.
O ministro disse na ocasião contar com o privado para construir um “bom sistema de saúde”.
Olavo Correia, por seu lado, considerou que por o país estar numa “fase de transição epidemiológica”, não se pode continuar a olhar para a saúde como se tem olhado até hoje.
“As doenças estão a mudar, precisamos de novas parcerias, de nova geração de hospitais, com novos meios de diagnóstico, mas hospitais integrados com aquilo que de melhor existe a nível mundial”, salientou, com a visão de que, quer sejam públicos ou privados, devem ser “hospitais inteligentes”.
O evento, realizado na Câmara de Comércio de Barlavento, teve ainda a presença do presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, que disse tratar-se, com efeito, de um investimento nos cuidados de saúde que trará economia de recursos a nível hospitalar e familiar.
“Com a entrada em funcionamento deste novo empreendimento, uma população de mais de 95 mil pessoas irá dispor de mais e melhores serviços, bem como de instalações e equipamentos adequados”, sustentou o autarca, para quem deve orientar-se pelos “princípios da universalidade”.
Um dos promotores da iniciativa, Júlio Wahnon, também considerou que a iniciativa pretende servir toda a população residente, mas também estabelecer “relações privilegiadas” com a comunidade emigrante e ser uma “referência” da população estrangeira no turismo de saúde.
“Onde pretendemos trabalhar com profissionais cabo-verdianos na diáspora para desenvolverem este sector, podendo nesta área desenvolver parcerias públicas ou privadas”, afiançou.
O acto de apresentação do projecto foi seguido do lançamento da primeira pedra, no Alto São João (Subida de Cruz João Évora) por Arlindo do Rosário e Olavo Correia e com a bênção do bispo Dom Ildo Fortes.
A nova clínica, que terá novas valências, como bloco operatório, unidade de recobro, internamento e maternidade, com duas salas de parto e apoio do bloco operatório para cesarianas programadas, tem um prazo de execução de 15 meses, estando para ser concebido em duas fases, tal como explicou o arquitecto responsável pela obra.
LN/JMV
Inforpress/

Dans la même catégorie