Inforpress São Vicente: Estaleiros da Onave vão ter plano de “reabilitação total” com terminal para investigação científica Inforpress Cabo Verde recebe este ano o Fórum dos Supremos Tribunais de Justiça da CPLP AIP Projet WURI en Afrique de l’ouest : des pays membres participent à un atelier de partage et des bonnes pratiques à Abidjan AIP Le libéralisme est la seule réponse crédible pour l’Afrique (Sidi Touré) AIP L’écrivain et journaliste français Bernard Pivot décède à 89 ans AIP Football: Les résultats de la 25è journée de ligue 1 AIP Plus de 4,5 millions enfants concernés par la vaccination contre la poliomyélite du 10 au 13 mai 2024 APA A Banjul, l’initiative marocaine pour l’Atlantique saluée par les chefs d’État de L’OCI ANG Forças Armadas/Presidente da República anuncia « parada militar » para assinalar 60 anos das FARP ANG Cooperação/Umaro Sissico Embaló admite que Guiné-Bissau pode criar infraestruturas e gestão portuária com experiência de Djibuti

Comunicação social/ “Radiodifusão Nacional terá brevemente nova Antena em Gabu”, garante o DG da estação pública


  30 Septembre      171        Médias (2858),

 

Bissau, 30 Set 20 (ANG) – O Director-geral da Rádio Difusão Nacional (RDN) disse que brevemente o centro de retransmissão da cidade de Gabu, leste do país, passará a funcionar como  “antena 2” desta emissora nacional devido a aquisição de três  novos estúdios, duas com capacidade de 3 mil  e uma de mil kwts respectivamente.

Em entrevista exclusiva hoje  à ANG, Mama Saliu Sané explicou que as três emissoras foram financiadas pelo governo da Guiné-Bissau num custo de 28 milhões de francos CFA.

“A emissora central de Bissau que emite em 104.0, com 3 mil kwts  dará uma cobertura completa a zona sul do país até a República da Guiné-Conacri, enquanto a do Centro Emissor de Nhacra cobrirá também com a mesma capacidade a zona norte do país”, revelou.

Aquele responsável   afirmou que a RDN quase não existia devido a fraca capacidade de cobertura do país, explicando que, o Emissor de Bissau na frequêncian de 104.0 mhz não consegue atingir as zonas periféricas da capital.

“A capacidade do Centro Emissor de Nhacra tinha caído de 6.500 para 25 kw e agora com a chegada dos novos emissores a sua potencia irá aumentar cobrindo toda a zona norte do país”, disse o DG da RDN.

Sané garantiu que, num curto espaço de tempo, a RDN terá materiais de estúdios de última geração.

“A cerimónia da entrega das três emissoras devia ter lugar esta quarta-feira mas foi adiada para a próxima sexta-feira devido a visita do Presidente do Níger ao país e a reunião Conselho de Ministros”, disse.

Mama Saliu Sane referiu  que  há mais de 40a anos que  o governo guineense não fez nenhuma contribuição ou investimento  deste tipo na RDN.

Disse que, a “Antena 2” da RDN que será introduzida na cidade de Gabú, passará a trabalhar em cadeia com a “Antena 1”, da capital Bissau nos noticiários, em grandes debates e entrevistas, alguns programas, e que de resto terá a sua programação interna  e publicidades para adquirir algo em termos comerciais.

Em relação as perspectivas, Mama Saliu Sané anunciou que a sua direção vai reativar as relações já existentes, para formação e capacitação dos quadros técnicos com parceiros nomeadamente a RTP, RDP  em Portugal, RFI em França  e RTS do Senegal.

 Anunciou a criação de um novo Gabinete de Relações Exteriores e de Estratégia para a cooperação Sul/Sul, adiantando  que, com a República Popular da China pretende assegurar formação de longa duração, para  especializações, tanto para jornalistas como para técnicos.

Sane revelou ainda que têm igualmente em carteira a criação de uma correspondência com a SPACE TV, uma estação privada que opera no domínio da Rádio e Televisão na Guiné-Conacri, para envio de  jovens  técnicos para formação.

Dans la même catégorie