MAP Côte d’Ivoire: la CAN 2023 rapporte un bénéfice de 80 millions de dollars à la CAF APS SENEGAL-LITTERATURE / La fondation Léopold Sédar Senghor va bientôt célébrer ses cinquante ans (secrétaire général) MAP RDC: plus de 24.000 décès dus au paludisme en 2023 (officiel) MAP La Côte d’Ivoire décide le rapatriement de 55.000 réfugiés burkinabè (ministre) MAP La Namibie découvre un gisement pétrolier de plus 10 milliards de barils MAP Burkina Faso : une soixantaine de terroristes neutralisés par l’armée dans l’est du pays APS SENEGAL-UNIVERSITE-PARTENARIAT / Signature d’une convention entre l’UCAD et le complexe Ahmadoul Khadim de Touba APS SENEGAL-ADMINISTRATION-FORMATION / Lutte contre les crimes financiers : l’ONRAC et le CFJ mutualisent leurs actions ANP Niamey :La Fifa inspecte les installations du centre technique de la Fenifoot ANP Rabat : Création du Réseau des Journalistes Fact-Checkers des Agences de Presse Africaines (RJF-FAAPA)

Comunicação social/ “Radiodifusão Nacional terá brevemente nova Antena em Gabu”, garante o DG da estação pública


  30 Septembre      170        Médias (2831),

 

Bissau, 30 Set 20 (ANG) – O Director-geral da Rádio Difusão Nacional (RDN) disse que brevemente o centro de retransmissão da cidade de Gabu, leste do país, passará a funcionar como  “antena 2” desta emissora nacional devido a aquisição de três  novos estúdios, duas com capacidade de 3 mil  e uma de mil kwts respectivamente.

Em entrevista exclusiva hoje  à ANG, Mama Saliu Sané explicou que as três emissoras foram financiadas pelo governo da Guiné-Bissau num custo de 28 milhões de francos CFA.

“A emissora central de Bissau que emite em 104.0, com 3 mil kwts  dará uma cobertura completa a zona sul do país até a República da Guiné-Conacri, enquanto a do Centro Emissor de Nhacra cobrirá também com a mesma capacidade a zona norte do país”, revelou.

Aquele responsável   afirmou que a RDN quase não existia devido a fraca capacidade de cobertura do país, explicando que, o Emissor de Bissau na frequêncian de 104.0 mhz não consegue atingir as zonas periféricas da capital.

“A capacidade do Centro Emissor de Nhacra tinha caído de 6.500 para 25 kw e agora com a chegada dos novos emissores a sua potencia irá aumentar cobrindo toda a zona norte do país”, disse o DG da RDN.

Sané garantiu que, num curto espaço de tempo, a RDN terá materiais de estúdios de última geração.

“A cerimónia da entrega das três emissoras devia ter lugar esta quarta-feira mas foi adiada para a próxima sexta-feira devido a visita do Presidente do Níger ao país e a reunião Conselho de Ministros”, disse.

Mama Saliu Sane referiu  que  há mais de 40a anos que  o governo guineense não fez nenhuma contribuição ou investimento  deste tipo na RDN.

Disse que, a “Antena 2” da RDN que será introduzida na cidade de Gabú, passará a trabalhar em cadeia com a “Antena 1”, da capital Bissau nos noticiários, em grandes debates e entrevistas, alguns programas, e que de resto terá a sua programação interna  e publicidades para adquirir algo em termos comerciais.

Em relação as perspectivas, Mama Saliu Sané anunciou que a sua direção vai reativar as relações já existentes, para formação e capacitação dos quadros técnicos com parceiros nomeadamente a RTP, RDP  em Portugal, RFI em França  e RTS do Senegal.

 Anunciou a criação de um novo Gabinete de Relações Exteriores e de Estratégia para a cooperação Sul/Sul, adiantando  que, com a República Popular da China pretende assegurar formação de longa duração, para  especializações, tanto para jornalistas como para técnicos.

Sane revelou ainda que têm igualmente em carteira a criação de uma correspondência com a SPACE TV, uma estação privada que opera no domínio da Rádio e Televisão na Guiné-Conacri, para envio de  jovens  técnicos para formação.

Dans la même catégorie