MAP 19è Tour cycliste du Bénin: 2è titre consécutif pour Ed-Doghmy, le Maroc champion par équipe ACI Congo/Presse: Douze journalistes remportent le prix de mérite APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE-REPORTAGE / Des Gambiens expriment leur fierté d’accueillir le sommet de l’OCI MAP 15è Sommet de l’OCI : SM le Roi réitère avec insistance la demande d’un arrêt immédiat, durable et global de l’agression contre Gaza MAP RDC: Au moins 12 morts dans l’explosion de bombes dans des camps de déplacés MAP 15è Sommet de l’OCI: SM le Roi souligne la nécessité d’entourer de plus de sollicitude les Etats africains les moins avancés membres de l’Organisation APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE / La crise palestinienne évoquée à l’ouverture du 15e Sommet de l’OCI ANP Le Premier Ministre reçoit le représentant par intérim du PAM au Niger ANP Une délégation d’oulémas de plusieurs pays d’Afrique de l’ouest reçue par le Premier ministre MAP Sa Majesté le Roi adresse un discours à la 15è Conférence au Sommet de l’OCI

Politica/Presidente da Republica remodela Governo de Nuno Nabiam


  26 Avril      24        Politique (25420),

 

Bissau, 26 Abr 21 (ANG) – O novo governo da Guiné-Bissau resultante de uma remodelação anunciada sábado pela Presidência da República e sob proposta do Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian toma posse hoje à tarde.
Sete ministros e três secretários de estado foram demitidos das suas funções e tantos outros foram nomeados sob proposta de Nuno Gomes Nabiam.

Os membros do governo demitidos são Jorge Malu, ministro dos Recursos Naturais e Energia; Jorge Mandinga, Transportes e Comunicações; Abel da Silva, Agricultura e Desenvolvimento Rural; Artur Sanhá, do Comércio e Indústria; António Deuna, da Saúde Pública, Jibril Baldé, da Educação e Ensino Superior, Maria Celina Tavares, da Administracao Pública, Trabalho, Emprego e Seguranca Social.

Também deixaram o Governo, Dara da Fonseca Ramos, secretária de Estado das Comunidades; Nhima Sissé, secretária de Estado do Turismo e Artesanato; e Conco Turé, secretário de Estado da Comunicação Social.

Entram para o Governo, Orlando Viegas, para a pasta de ministro dos Recursos Naturais e Energia; Marciano Barbeiro para Agricultura e Desenvolvimento Rural, Iaia Djaló, para Justiça e Direitos Humanos,; Fernando Vaz, Turismo e Artesanato e porta-voz do executivo; Tcherno Djaló, Comércio e Indústria; Cirilo Djaló para Educação e Ensino Superior; e Dionísio Cumba, Saúde Pública.

O executivo passa a contar com quatro ministros de Estado: Suzi Barbosa, que se mantém como ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades,; Orlando Viegas, (do Partido da Renovação Social, PRS); Marciano Barbeiro (do Movimento para a Alternância Democrática, Madem G-15); e Botche Candé (do PRS e figura próxima do Presidente guineense).

A deputada e advogada do Madem G-15, Salumé Santos Allouche, entra para o executivo como secretária de Estado das Comunidades, uma pasta que era ocupada por Dara da Fonseca Ramos.

Alguns elementos transitaram do anterior executivo, mas ocupando outras funções: são os casos de Fernando Mendonça, que saiu da Justiça e Direitos Humanos para a Comunicação Social, e de Augusto Gomes, que deixa a secretaria de Estado da Cooperação Internacional para chefiar o ministério dos Transportes e Comunicações.

Tcherno Djaló, do PRS, antigo reitor da universidade Lusófona da Guine, volta ao Governo, depois de ter sido conselheiro presidencial, para liderar a pasta do Comércio e Indústria; Tumane Baldé (PRS), ligado ao comissariado nacional luta contra a covid-19, regressa ao ministério da Administração Pública; e Iaia Djaló (líder do Partido da Nova Democracia, de que é o único deputado no parlamento), volta a assumir a pasta de ministro da Justiça e dos Direitos Humanos.

Dionísio Cumba (PRS), também médico ligado ao combate à covid-19, entra para o Governo pela primeira vez como ministro da Saúde Pública.

Fernando Vaz, até aqui um dos conselheiros do primeiro-ministro, volta a assumir o cargo de ministro do Turismo e Artesanato, que já ocupara em governos anteriores, mas agora para acumular com as funções de porta-voz do executivo.

O novo ministro da Educação e Ensino Superior, Cirilo Mamasaliu Djaló, é dirigente do Madem G-15 e era um dos diretores-gerais do ministério que agora vai chefiar.

Dans la même catégorie