MAP Addis-Abeba: L’Union Panafricaine de la Jeunesse tient un Forum consultatif en prélude au Sommet de l’avenir des Nations Unies MAP Sénégal: ouverture à Dakar de la 6è édition du festival  »Films femmes Afrique » MAP Agriculture/Irrigation : le Maroc, un modèle à suivre (ministre ivoirien) Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat ANP Région de Zinder : WAPCO et CHINA Petroleum offrent un lot d’équipements sportifs et de matériels scolaires à la jeunesse de Damagaram Takaya AIP Côte d’Ivoire: Vers la mise en place d’un registre national des malformations congénitales L’Etat réaffirme son engagement à accompagner le cinéma et l’audiovisuel (ministre) AIB Burkina : Le Parlement dit oui à la tenue d’assises nationales où se décidera la suite de la Transition AIB Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat AIB Spectacle de parachutistes commandos à Bobo, en prélude à l’ouverture de la SNC 2024

Escritores em Cabo Verde enfrentam dificuldades para encontrarem patrocínios, diz José Maria Almeida


  28 Avril      42        Arts & Cultures (3089), Livres (386),

 

Cidade da Praia, 28 Abr (Inforpress) – O técnico do Arquivo Nacional de Cabo Verde José Maria Almeida, considerou terça-feira que em Cabo Verde os escritores têm dificuldades em encontrar meios para a publicação dos seus livros.
José Maria Almeida transmitiu esta afirmação à comunicação social, por ocasião da apresentação do seu livro “Luiz Filiberti, Physico-Mór da Província de Cabo Verde de 1840 a 26 de Outubro de 1846: Subsídios para uma biografia e três peças arquivísticas inéditas”, que aconteceu no Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde, na Cidade da Praia.
Conforme desabafou o autor, a obra ficou pronta em finais de 2019, mas não conseguiu apoio de nenhuma instituição para a publicação do livro naquela época.
“Em pleno início da pandemia, ventilei o pedido junto de 10 instituições, mas infelizmente não houve resposta alguma. A princípio a ideia era de lançar 500 exemplares, mas decidimos diminuir para 250, como forma de diminuir o orçamento que solicitamos”, lamentou José Maria.
Segundo a mesma fonte, estava à procura de dois ou três patrocinadores para a publicação do livro e, no entanto, a Sociedade Interbancária e Sistemas de Pagamento (SISP) decidiu patrocinar, na totalidade, o lançamento da obra.
José Maria Almeida disse que o livro é de interesse para todas as pessoas, jovens, farmacêuticos, médicos, para os serviços de saúde pública, isso porque, segundo o mesmo, a obra fala sobre as quarentenas, junta de saúde militar, junta de saúde pública e sobre a comissão de saúde pública.
“Luiz Filiberti foi Physico-Mór na Guiné-Bissau e em Cabo Verde. Foi durante esse tempo que o país começou a ter a junta da saúde pública, a comissão de saúde pública, a junta da saúde militar”, argumentou.
O autor informou, que Luiz Filiberti nasceu em Itália e formou-se em Medicina na Universidade de Pavia, foi para Portugal, serviu como cirurgião-mór em Bissau, por nomeação provisória do ex-Governador Geral da Província de Cabo Verde e Costa de Guiné, Joaquim Pereira Marinho, entre 13 de Março de 1837 e 16 de Setembro de 1839.
Foi nomeado Physico-Mór da Província de Cabo Verde por decreto de 28 de Janeiro de 1840, exerceu a sua função em diversas ilhas deste arquipélago durante cerca de seis anos.
“Pediu e obteve a sua demissão por decreto de 02 de Setembro de 1845. Continuou a viver nos Picos, interior da ilha de Santiago, até ao dia 26 de Outubro de 1846, data de seu embarque para Lisboa, dois dias após o enterro de seu segundo filho no Cemitério Público da Vila da Praia”, relatou.

Dans la même catégorie