MAP Addis-Abeba: L’Union Panafricaine de la Jeunesse tient un Forum consultatif en prélude au Sommet de l’avenir des Nations Unies MAP Sénégal: ouverture à Dakar de la 6è édition du festival  »Films femmes Afrique » MAP Agriculture/Irrigation : le Maroc, un modèle à suivre (ministre ivoirien) Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat ANP Région de Zinder : WAPCO et CHINA Petroleum offrent un lot d’équipements sportifs et de matériels scolaires à la jeunesse de Damagaram Takaya AIP Côte d’Ivoire: Vers la mise en place d’un registre national des malformations congénitales L’Etat réaffirme son engagement à accompagner le cinéma et l’audiovisuel (ministre) AIB Burkina : Le Parlement dit oui à la tenue d’assises nationales où se décidera la suite de la Transition AIB Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat AIB Spectacle de parachutistes commandos à Bobo, en prélude à l’ouverture de la SNC 2024

Santiago Norte: Primeiro-ministro constata “evolução muito positiva” do Hospital Regional Santa Rita Vieira


  5 Mai      98        Santé (15387),

 

Assomada, 05 Mai (Inforpress) – O primeiro-ministro visitou hoje o Hospital Regional Santa Rita Vieira (HRSRV), em Achada Falcão, Santa Catarina, e disse que constatou que há “uma evolução muito positiva” nesta estrutura de Saúde, que cobre a Região Norte de Santiago.

Ulisses Correia e Silva, que falava à imprensa no final da visita, em que esteve acompanhado do ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário, explicou que essa “evolução” se deve aos investimentos do Governo no sector de Saúde, que possibilitou ter “mais médicos e enfermeiros, melhores de condições de trabalho em todas as áreas e novos equipamentos e matérias”.

É que, segundo ele, os novos equipamentos e materiais hospitalares vão dar apoios aos profissionais de saúde para o exercício das suas actividades e que também melhorar o resultado em termos de serviços aos utentes dessa região, que considerou de “importante para o País” com mais de 120 mil habitantes.

“Todos os investimentos têm tido como contrapartida a redução da evacuação ou de pressão sobre ao Hospital Central da Praia, prestação de serviço de maior proximidade e resultados visíveis para as pessoas e redução da lista de espera”, congratulou-se.

“Verifica-se que os bons investimentos que temos estado a fazer resultado de cerca de um milhão de contos em equipamentos hospitalares em todos centros de saúde e hospitais regionais e nacionais têm tido um impacto muito grande”, reforço o chefe do Executivo.

Ulisses Correia e Silva, que destacou as obras em curso para o sector da fisioterapia, comprometeu-se em continuar a investir nessa estrutura de saúde conforme as suas necessidades e no sector em si para que Cabo Verde possa continuar a ter cada vez mais “bons níveis de saúde”.

“O sector de saúde já era prioritário, e agora com a pandemia e depois da pandemia vai ganhar ainda mais, não só pela questão da saúde das pessoas, mas porque vê-se hoje muito mais clara a ligação da saúde com a economia. Nós temos que posicionar cabo verde de facto como um país de segurança sanitária, com bons níveis de prestação de serviços aos cidadãos àqueles que nos visitam”, reiterou Correia e Silva.

Na ocasião, aproveitou para endereçar uma mensagem aos profissionais de saúde dessa região e de todo o País, afirmando que o Governo está com eles, e assegurou que vão continuar a fazer “boas apostas”, em particular nesse período “difícil” da gestão da pandemia.

“Eu sei que há muita pressão sobre os profissionais de saúde, muita carga de trabalho e muita tensão, porque são profissionais, mas também são homens e mulheres. É aguentar muito bem esta fase porque nos vamos vencer esta pandemia”, concretizou.

Não obstante, os números de casos terem sido relativamente “muito altos”, informou que há uma tendência para uma “baixa e estabilização”.

“A participação e comportamento de cada um dos cidadãos é fundamental para que possamos baixar ainda mais e ter controlo total sobre a transmissão e avançarmos de uma forma decisiva para podermos também debelar ou pelo menos manter níveis muito baixos e estáveis dessa transmissão de pandemia”, enfatizou o primeiro-ministro.

Conforme informação avançadas pelo director da Região Sanitária Santiago Norte (RSSN), João Baptista Semedo, desde o início da pandemia até 25 de Abril, a região registou 2419 casos positivos, dos quais 2238 já estão recuperados e 48 óbitos.

Relativamente à campanha da vacinação, adiantou que 95 por cento (%) dos profissionais de saúde já receberam as duas doses da vacina, e que 2030 da população com 70 ou mais anos já está vacinada.

Dans la même catégorie