MAP Addis-Abeba: L’Union Panafricaine de la Jeunesse tient un Forum consultatif en prélude au Sommet de l’avenir des Nations Unies MAP Sénégal: ouverture à Dakar de la 6è édition du festival  »Films femmes Afrique » MAP Agriculture/Irrigation : le Maroc, un modèle à suivre (ministre ivoirien) Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat ANP Région de Zinder : WAPCO et CHINA Petroleum offrent un lot d’équipements sportifs et de matériels scolaires à la jeunesse de Damagaram Takaya AIP Côte d’Ivoire: Vers la mise en place d’un registre national des malformations congénitales L’Etat réaffirme son engagement à accompagner le cinéma et l’audiovisuel (ministre) AIB Burkina : Le Parlement dit oui à la tenue d’assises nationales où se décidera la suite de la Transition AIB Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat AIB Spectacle de parachutistes commandos à Bobo, en prélude à l’ouverture de la SNC 2024

Ulisses Correia e Silva participa na Cimeira da Democracia promovida pelo Presidente dos EUA


  25 Octobre      38        Politique (25379),

 

Cidade da Praia, 25 Out (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, vai participar na Cimeira da Democracia, iniciativa do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a ter lugar nos dias 09 e 10 de Dezembro próximo.

O anúncio foi feito, pelo chefe do Governo, numa publicação na sua página no Facebook.

“Falei ontem [quinta-feira] à noite, via telefone, com o secretário de Estado americano, Antony Blinken, que reconheceu a qualidade da democracia cabo-verdiana como uma referência em África e no Mundo”, referiu.

Ulisses Correia e Silva reafirmou que a estabilidade, a democracia e a confiança são os principais activos de Cabo Verde, e pela qual faz questão de proteger, cuidar e aprimorar.

Durante a conversa por telefone, o primeiro-ministro confirmou a sua participação na Cimeira da Democracia, prevista para os dias 09 e 10 de Dezembro, de forma virtual.

“Conversámos ainda sobre a extradição de Alex Saab, em que sublinhei a nossa confiança na justiça cabo-verdiana, que decidiu um processo complexo sujeito a muitas pressões”, mencionou.

Por outro lado, revelou que Antony Blinken “garantiu o respeito pelo cumprimento das condições que garantem uma justiça justa e que tenha em conta os princípios constitucionais de Cabo Verde em matéria de extradição”.

Na ocasião, o primeiro-ministro reafirmou o interesse do país em afirmar uma cooperação sólida com os Estados Unidos em matéria segurança e defesa cooperativa e modernização da justiça.

O chefe do Governo revelou ainda que Cabo Verde vai receber em breve vacinas da Pfizer para imunizar a população dos 12 aos 17 anos, e agradeceu ao governo norte-americano pela doação de vacinas e o contributo dado na campanha de vacinação contra a covid-19.

A cimeira, que vai acontecer de forma virtual, deverá reunir chefes de Estado e de Governo e representantes da sociedade civil e irá debruçar-se sobre a luta contra o autoritarismo, o combate contra a corrupção e a promoção dos direitos humanos.

Dans la même catégorie