MAP Addis-Abeba: L’Union Panafricaine de la Jeunesse tient un Forum consultatif en prélude au Sommet de l’avenir des Nations Unies MAP Sénégal: ouverture à Dakar de la 6è édition du festival  »Films femmes Afrique » MAP Agriculture/Irrigation : le Maroc, un modèle à suivre (ministre ivoirien) Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat ANP Région de Zinder : WAPCO et CHINA Petroleum offrent un lot d’équipements sportifs et de matériels scolaires à la jeunesse de Damagaram Takaya AIP Côte d’Ivoire: Vers la mise en place d’un registre national des malformations congénitales L’Etat réaffirme son engagement à accompagner le cinéma et l’audiovisuel (ministre) AIB Burkina : Le Parlement dit oui à la tenue d’assises nationales où se décidera la suite de la Transition AIB Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat AIB Spectacle de parachutistes commandos à Bobo, en prélude à l’ouverture de la SNC 2024

PR compromete-se a promover as “grandes potencialidades” de São Salvador do Mundo


  16 Février      48        Politique (25379),

 

Achada Igreja, 16 Fev (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, terminou uma visita de três dias ao município de São Salvador do Mundo, e comprometeu-se a promover as “grandes potencialidades” desse município do interior de Santiago.

O chefe de Estado falava durante uma conversa com os jornalistas por ocasião dos seus 100 dias de mandato como o mais alto magistrado da Nação, evento que teve lugar no Salão Paroquial de Achada Igreja, em São Salvador do Mundo (Picos), sob o lema “100 dias construindo pontes”.

“Foram bons momentos e foi uma visita que considero muito positiva”, observou José Maria Neves, explicando que escolheu Picos para esta sua primeira visita pela “sua importância histórica, económica e política”.

Outrossim, prosseguiu, deve-se ao facto de este município, criado em 2005, ter uma reduzida base tributária, reduzida capacidade de mobilização de recursos e também por ter alguns indicadores muito abaixo da média nacional.

Não obstante ter um índice muito baixo de água canalizada e estar entre os municípios com menor taxa de vacinação, com apenas 68, 4 por cento da população elegível com a primeira dose da vacina, o chefe de Estado destacou as suas “grandes potencialidades” que são a agricultura, o turismo e a indústria agro-alimentar.

“O meu grande objectivo é levantar o espírito da Nação, mobilizar as autoridades locais, os cidadãos e a sociedade civil para assumirmos o novo protagonismo do desenvolvimento”, apontou ainda como razão que o levou a este concelho com 8.631 habitantes.

“A nossa ideia é também promover estes elementos, [as potencialidades], as vantagens comparativas que existem, explicitar a vocação dos diferentes espaços e trabalhar no sentido do seu melhor aproveitamento”, concretizou Neves.

Durante os encontros com as autoridades locais, forças vivas, actores políticos, estudantes e população das localidades visitadas, o Presidente da República prometeu usar a sua magistratura de influência para a resolução dos principais desafios dos Picos, que são a água, o desencravamento, a habitação social e a questão fundiária.

Além do encontro com jornalistas e outros profissionais de comunicação social para fazer o balanço dos 100 dias como Presidente da República, José Maria Neves visitou a FAMI-PICOS, os artesãos de pano de terra e de balaios e terminou a sua visita no período da tarde com uma deslocação à comunidade de Faveta para contacto com a população local.

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) de 2017, o concelho de São Salvador do Mundo tinha à data uma população residente de 8.631, sendo 49,1 por cento (%) do sexo masculino e 50,9 % do sexo feminino, representando 2,9% a nível da ilha de Santiago e 1,6 % a nível de Cabo Verde.

No campo da educação, os dados apontam que 80,6% da população com 15 ou mais anos é alfabetizada, com maior incidência na faixa etária entre 15-24 anos, em que a taxa sobe para 97,9%.

Relativamente ao mercado de trabalho, o INE estima que 41,4% da população activa de São Salvador do Mundo encontra-se ocupada, sendo 51,1% homens e 32,5% mulheres.

A taxa do desemprego ronda os 10,4%, sendo 12,9% nos homens e 6,6% nas mulheres, sendo que o desemprego afecta 31,0 % dos jovens (15-24).

Nas condições de vida, 96,4% dos 1.873 agregados familiares têm acesso à electricidade, 69,4% e 28,5 % têm acesso à casa de banho e água canalizada (rede pública), respectivamente, 37,1% usam contentores para evacuação do lixo, 31,2 % usam gás para cozinhar e 67,4 % usam a lenha.

No acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o telefone fixo chega a 6,5% das habitações, 77,2% têm televisão, 3,8% têm televisão por assinatura, 20,2% têm computador e 9,8% tablet e 66,9% usam internet

Dans la même catégorie