MAP 19è Tour cycliste du Bénin: 2è titre consécutif pour Ed-Doghmy, le Maroc champion par équipe ACI Congo/Presse: Douze journalistes remportent le prix de mérite APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE-REPORTAGE / Des Gambiens expriment leur fierté d’accueillir le sommet de l’OCI MAP 15è Sommet de l’OCI : SM le Roi réitère avec insistance la demande d’un arrêt immédiat, durable et global de l’agression contre Gaza MAP RDC: Au moins 12 morts dans l’explosion de bombes dans des camps de déplacés MAP 15è Sommet de l’OCI: SM le Roi souligne la nécessité d’entourer de plus de sollicitude les Etats africains les moins avancés membres de l’Organisation APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE / La crise palestinienne évoquée à l’ouverture du 15e Sommet de l’OCI ANP Le Premier Ministre reçoit le représentant par intérim du PAM au Niger ANP Une délégation d’oulémas de plusieurs pays d’Afrique de l’ouest reçue par le Premier ministre MAP Sa Majesté le Roi adresse un discours à la 15è Conférence au Sommet de l’OCI

Política/Presidente do CNA diz não perceber a decisão do STJ de dar 30 dias para os partidos atualizarem seus órgãos sociais


  30 Septembre      74        Politique (25420),

 

Bissau 30 Set 22 (ANG) – O Presidente do Partido Congresso Nacional Africana (CNA) ,diz hoje não perceber o conteúdo do despacho do Supremo Tribunal de Justiça(STJ), que manda aos partidos políticos confirmarem se possuem 1000 militantes e uma sede própria e endereço num prazo de 30 dias.
Ibraima Djaló(Obama),em declarações exclusiva à ANG, em reação ao referido despacho, disse que a corte suprema devia servir para dirimir conflitos e não o contrário, frisando não conhecer a razão que motivou a tomada de tal decisão.

Segundo Ibraima Djaló todos os partidos políticos devem estar legal.

“Concordamos que todas as organizações devem possuir uma sede própria, agora, a dúvida é como é que se possa provar a existência de mil militantes”, questionou.

Djaló disse que o CNA está legal e preenche todos os requisitos pedidos, uma vez que já realizou o seu congresso entre os dias 17 e 18 deste mês, em Gabú, onde foi reeleito para os próximos quatro anos como Presidente e os restantes órgãos foram actualizados e os documentos já foram entregues no STJ para sua apreciação.

Questionado se o seu partido estaria preparado para ir as eleições legislativas marcadas para 18 de Dezembro, o político respondeu afirmativamente garantindo que o povo está do lado do seu partido.

“Não estamos na política a brincar e queremos que as eleições sejam realizadas na data marcada, porque o país não pode continuar a viver com duodécimos ou seja está numa desordem total”, disse.

O político sublinhou que o Governo é de iniciativa presidencial, mas o Presidente deve saber que a partir do dia 19 de Dezembro próximo, se não houver eleições legislativas este Governo deixa de existir, e que se isso acontecer o Chefe de Estado deve formar um executivo de Unidade Nacional e marcar uma nova data para as eleições.

Obama diz não concordar com o impedimento pelo poder judicial da realização do 10º Congresso do PAIGC, uma vez que todos devem fazer parte do jogo ou seja à este partido deve ser permitido a realização da sua reunião magna.

Afirmou que o seu partido não vai concorrer em todos os círculos eleitorais, mas que vão buscar votos em oito ou nove círculos, onde têm mais influência.

O Supremo Tribunal de Justiça publicou na semana passada um despacho em que deu 30 dias à todos os partidos políticos para fazerem provas de: ter sede própria com endereço, possuir pelo menos 1000 militantes nas suas fileiras e ter atualizado os orgãos sociais.

Dans la même catégorie