MAP Angola: Coup d’envoi de la 16ème édition du Championnat d’Afrique de natation MAP Les flux financiers illicites font perdre à l’Afrique environ 88,6 milliards de dollars par an (CEA-ONU) AIP L’Union africaine valide des lignes directrices sur le retour, la réadmission et la réintégration des migrants AGP GUINÉE/ELECTRICITÉ : LA LIGNE D’INTERCONNEXION DE L’OMVG ACTIVÉE POUR LE TRANSFERT DE 120 MÉGAWATTS DEPUIS LE SÉNÉGAL AGP GUINÉE : LE PRÉSIDENT DU CNT PRÉSENTE LES ACQUIS ET PERSPECTIVES DE LA TRANSITION GUINÉENNE À Luxembourg APS SENEGAL-MONDE-JO / JO Paris 2024 : l’escrimeuse Ndèye Bineta Diongue qualifiée AIP L’agroforesterie présentée comme une valeur économique en termes de production des cultures de rente (Interview) AIP Les USA et la Côte d’Ivoire s’accordent dans la lutte contre la diffusion des fake news MAP L’Afrique a besoin de 1 600 milliards de dollars supplémentaires d’ici à 2030 pour atteindre les ODD (CEA-ONU) MAP Rabat abrite la 3ème édition du Cycle de formation spécialisée pour les observateurs électoraux de l’UA

Água e saneamento: 6,9 % do Orçamento do Estado para 2020 vai ser destinado ao sector – ANAS


  22 Janvier      19        Environnement/Eaux/Forêts (6486),

 

Cidade da Praia 22 Jan (Inforpress) – O presidente da Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS) informou, na Cidade da Praia, que 6,9 por cento (%) do Orçamento do Estado para 2020 vai ser destinado ao sector de água e saneamento.

Miguel Moura falava em declarações à imprensa, terça-feira, no final da apresentação pública do Relatório Anual do Sector da Água e Saneamento (RASAS) do ano de 2017, que aponta uma “evolução significativa” dos serviços e na qualidade dos serviços prestados neste sector.

“Podemos considerar que há evolução na quantidade da água, que é disponibilizada aos cidadãos, na melhoria da qualidade dos serviços de esgotos, ou seja, na acessibilidade e no acesso. O relatório mostra uma evolução significativa desde 2015, que era fase piloto, até 2018. E nós contamos que o de 2019, que vai sair em 2020, já consegue mostrar a evolução prática das políticas públicas que são postas nesses sectores”, apontou.

Esta evolução, segundo este responsável, deveu-se aos investimentos feitos em 2018 em algumas ilhas, nomeadamente a instalação do sistema de dessalinização, na Ilha do Sal e na Cidade da Praia, intervenções nos furos, entre outras.

Ainda com o objectivo de melhorar esses serviços, anunciou que este ano vai haver um aumento dos investimentos no sector da água, isto é, 6,9 por cento (%) do Orçamento do Estado vai ser destinado ao sector da água e saneamento.

Contudo, apesar dessas melhorias, Miguel Moura reconheceu que as perdas físicas continuam a ser um” grande desafio” para o sector e para as entidades gestoras que estão a perder dinheiro.

Segundo os dados do relatório, em 2018 a quantidade da água entrada no sistema foi de 17.378.471 metros cubicos de agua por ano e a quantidade facturada foi de 10.983.368 metros cubicos de agua/ano. Das contas feitas pela Inforpress, o valor da perda situa-se em 6.395.103 metros cúbicos de água por ano.

“Estamos aqui para incentivar as entidades gestoras a diminuir significativamente as perdas, porque as perdas entram no algoritmo do tarifário e há um limite aceitável que nós, os reguladores, aceitamos. Nós não aceitamos que, continuamente, as entidades gestoras repassem para os cidadãos e para a economia o prejuízo que eles acumulam por conta das perdas e da ineficácia na gestão”, criticou.

O Plano Estratégico de Água e Saneamento (Plenas) prevê o mínimo de 40 litros de água por pessoas e não aconselha o máximo de 90 litros. Entretanto, o Relatório Anual do Sector da Água e Saneamento, segundo a mesma fonte, aponta que em 2018 atingiram a média de 38 litros de água por pessoa.

Apesar de o país ter uma taxa de cobertura de acesso à água na rede de 60%, segundo afirmou uma das maiores em África, não estão satisfeitos com esses dados e por esta razão vão continuar a investir neste sector.

Por sua vez, o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, realçou a importância que o RASAS vai trazer para o Governo, para as entidades gestoras e reguladoras na tomada de decisão sobre investimentos neste sector.

O governante sublinhou a sua importância para os cidadãos que doravante passam a ter dados concretos sobre a situação da sua ilha.

Gilberto Silva aproveitou para apelar as entidades gestoras e reguladoras para aprimorarem esse instrumento e para reportarem anualmente os dados.

“Há uma legislação que determina a elaboração do RASAS e a legislação deverá ser cumprida, porque nós também precisamos comparar as entidades gestoras e ver quem vai melhor num e outros aspecto, entre vários indicadores. Evidentemente que se uma ou outra informação não for fornecida com objectividade e fiabilidade, nós estaríamos a correr o risco de não comparamos bem ou não avaliarmos bem”, frisou

O RASAS foi elaborado pelos técnicos da Agência Nacional de Água e Saneamento(ANAS) e pela Agência de Regulação Multissectorial da Economia (ARME)

O relatório apresenta uma análise de 531 indicadores às 15 entidades gestoras de serviço de abastecimento de água e cinco do saneamento a nível nacional.

Dans la même catégorie