MAP 19è Tour cycliste du Bénin: 2è titre consécutif pour Ed-Doghmy, le Maroc champion par équipe ACI Congo/Presse: Douze journalistes remportent le prix de mérite APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE-REPORTAGE / Des Gambiens expriment leur fierté d’accueillir le sommet de l’OCI MAP 15è Sommet de l’OCI : SM le Roi réitère avec insistance la demande d’un arrêt immédiat, durable et global de l’agression contre Gaza MAP RDC: Au moins 12 morts dans l’explosion de bombes dans des camps de déplacés MAP 15è Sommet de l’OCI: SM le Roi souligne la nécessité d’entourer de plus de sollicitude les Etats africains les moins avancés membres de l’Organisation APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE / La crise palestinienne évoquée à l’ouverture du 15e Sommet de l’OCI ANP Le Premier Ministre reçoit le représentant par intérim du PAM au Niger ANP Une délégation d’oulémas de plusieurs pays d’Afrique de l’ouest reçue par le Premier ministre MAP Sa Majesté le Roi adresse un discours à la 15è Conférence au Sommet de l’OCI

Água e Saneamento: Porto Novo com investimento de 130 mil contos em 2021 – câmara


  10 Novembre      58        Economie (21055),

 

Porto Novo, 10 Nov (Inforpress) – Porto Novo contará em 2021 com um financiamento de 130 mil contos para, entre outras intervenções, iniciar as obras de requalificação da rede de esgotos, no quadro do Projecto de Água e Saneamento de Santo Antão.
A informação foi avançada pelo vereador da câmara do Porto Novo Valter Silva, no dia em que Santo Antão recebe uma missão conjunta do Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (Badea) e da Agência Nacional de Água (ANAS) “para retoma da primeira fase do projecto de saneamento e água” para esta ilha.
De acordo com uma nota do Governo, a missão, que permanecerá em Santo Antão até sexta-feira, 13, tem em agenda encontros de trabalho com as câmaras municipais da ilha, para além da apresentação do projecto de prevenção e gestão de conflitos do uso da água.
O Projecto de Água e Saneamento de Santo Antão, estimado em 1,2 milhões de contos, foi lançado em Setembro de 2019 pelo Governo de Cabo Verde, mas “por razões ligadas à covid-19” o mesmo se encontrava suspenso.
Será retomado a partir de 2021 com alocação pelo Governo no Orçamento do Estado (OE) para o próximo ano de uma verba de 130 mil contos para arranque das intervenções.
Ainda no quadro deste projecto, Porto Novo também receberá em 2021 investimentos a nível da rede distribuição de água à cidade do Porto Novo, segundo o vereador.
Este município, que enfrenta, segundo as autoridades municipais, “uma situação de caos” a nível de gestão de resíduos sólidos, devido à saturação da actual rede, vai ser contemplado com a instalação de 20 quilómetros de rede de esgotos, uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR), duas estações de bombagem e construção de 200 fossas sépticas, além de ligações domiciliárias.
No domínio de água, Porto Novo receberá ainda com 25 quilómetros de tubagem, um reservatório de 300 metros cúbicos e 3.500 ligações domiciliárias, além de substituição de 8.500 contadores.
Quanto ao município da Ribeira Grande, vão ser reabilitados três reservatórios, feitas três mil ligações domiciliárias e instalados nove sistemas de melhoria de qualidade de água.
No Paul, além das duas mil ligações domiciliárias, vai ser, igualmente, reabilitado o edifício dos Serviços Autónomos de Água e Saneamento, que receberá a sede da Empresa Intermunicipal Águas de Santo Antão, já em fase de instalação.
O presidente reeleito da Câmara Municipal Porto Novo, Aníbal Fonseca, previu, recentemente, que, nos próximos anos, todas as casas da cidade do Porto Novo estarão ligadas à rede de esgotos e que estarão ultrapassados, igualmente, os problemas de distribuição de água à cidade, devido a insuficiências na rede, já obsoleta.

Dans la même catégorie