APS SENEGAL-ECONOMIE / Un comité régional de pêche artisanale mis en place à Louga – Agence de presse sénégalaise MAP La 20è Conférence arabe des chefs des autorités de la circulation, le 08 mai à Tunis MAP Le Maroc participe au Caire au Forum arabe sur le renforcement des efforts de lutte contre la corruption APS SENEGAL-COTEDIVOIRE-POLITIQUE / Bassirou Diomaye Faye sera à Abidjan, mardi APS SENEGAL-AFRIQUE-SECURITE / Des officiers de seize pays du Golf de Guinée outillés en matière de cybercriminalité en milieu maritime MAP Sénégal: le Premier ministre Ousmane Sonko démissionne de son poste de maire de Ziguinchor (officiel) MAP Afrique du Sud: un ouvrier tué et 22 autres secourus dans l’effondrement d’un immeuble en construction (autorités) APS SENEGAL-SANTE-CLIMAT / Le changement climatique, plus grand défi sanitaire contemporain (sage-femme) APS SENEGAL-AFRIQUE-BASKET / BAL : l’AS Douanes domine US Monastir et se relance APS SENEGAL-CULTURE / Itinéraires artistiques de Saint-Louis : le commissaire de l’exposition salue la visibilité offerte aux artistes

Cabo-verdianos em Burela (Espanha) continuam a queixar-se do problema de documentação


  13 Mars      25        Politique (25446), Société (45234),

 

Lisboa, 13 Mar (Inforpress) – Os cabo-verdianos residentes no município de Burela e arredores, em Espanha, voltaram a queixar-se este domingo do problema de documentação, já que estão distantes, tanto de Madrid, como de Lisboa, para tratarem dessa questão.
O problema foi levantado durante um encontro de diálogo e auscultação que mantiveram na tarde de hoje com o deputado da nação eleito pela diáspora, do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), Francisco Pereira, que, no final, disse à Inforpress que “correu muito bem”.
“Percorrem seis horas para irem à Madrid ou sete horas para Lisboa, com vista a emissão de um passaporte. É uma comunidade que precisa efectivamente das nossas atenções. Os homens trabalham no mar, as mulheres estão na terra e cuidam da educação dos filhos.  Aqui o insucesso escolar é um problema grave”, explicou o deputado à Inforpress
No encontro que aconteceu no Auditório Municipal de Burela, Francisco Pereira assegurou que irá levar a situação desses cabo-verdianos ao Parlamento, frisando que a comunidade também abordou a questão dos problemas dos transportes e preço de bilhetes para irem a Cabo Verde.
“Mas uma coisa é certa. O presidente da Câmara Municipal de Burela trata os cabo-verdianos muito bem e todos reconhecem”, disse, frisando que os cabo-verdianos também não se esqueceram da questão da segurança em Cabo Verde.
Para esta segunda-feira, 13, o deputado Francisco Pereira tem encontro com o presidente da Câmara Municipal de Burela, Alfredo Llano, e, na terça-feira, 14, participa na abertura e encerramento do 1º Encontro da Literatura Cabo-verdiana de Burela.

Dans la même catégorie