MAP Inondations au Kenya: Report sine die de la réouverture des écoles MAP Intempéries à Madagascar: L’ONU appelle à intensifier l’aide humanitaire MAP Rwanda: 49 morts à cause des pluies saisonnières MAP M. Bourita s’entretient à Banjul avec le deuxième ministre des AE de Brunei MAP Angola: le PIB en légère hausse de 0,9% en 2023 (banque centrale) MAP M. Bourita s’entretient à Banjul avec son homologue mauritanien MAP Action climatique: L’Afrique a besoin de 2 800 milliards de dollars pour mettre en œuvre ses contributions déterminées au niveau national (CEA-ONU) MAP Soudan du Sud: 33 millions de dollars pour financer un projet de résilience climatique dans les paysages agropastoraux MAP Niger : plus de 2.000 cas de méningite dont plus de 120 morts depuis la mi-mars (OMS) MAP Afrique du Sud: un gouvernement de coalition entravera les réformes économiques (Moody’s)

Câmara de São Miguel recebe embaixador da França e pede reforço da cooperação no sector de abastecimento de água


  25 Février      42        Politique (25416),

 

Calheta, São Miguel, 25 Fev (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes, recebeu quarta-feira a visita do embaixador da França em Cabo Verde, Olivier Serot Almeras, a quem pediu o reforço da cooperação no sector de abastecimento de água.
Em declarações à imprensa, o autarca micaelense explicou que a visita deste diplomata francês se enquadra no âmbito da “boa parceria” existente entre a autarquia e a Associação Cabo-verdiana de Amiens (França), que conta com financiamento do Governo francês, sobretudo no domínio da água.
“(…) Convidamos o embaixador para vir constatar no terreno os trabalhos que estão a ser desenvolvidos, no sentido de também aproveitar para agradecer e reconhecer o apoio do Governo francês, através da Associação de Cabo-verdiana de Amiens, para o desenvolvimento sustentável do desenvolvimento do município de São Miguel”, disse o autarca, em alusão à visita do embaixador francês.
Relativamente ao sector da água, lembrou que a sua equipa o assumiu como um dos sectores prioritários para este mandato, almejando resolver definitivamente o problema de abastecimento de água às famílias desse município do interior de Santiago.
Nesse sentido, informou que a edilidade tem na forja “projectos estruturantes” para resolver definidamente o problema de abastecimento de água em algumas localidades, como Espinho Branco, Achada Espinho Branco, uma parte de Flamengos, Pilão Cão, Mato Correia, Variante, Monte Pousada, e as localidades da Ribeira de São Miguel, mormente Varanda, Pedra Larga, Cutelo Gomes e Aguadinha.
Daí, segundo ele, o município espera contar com o apoio da embaixada da França em Cabo Verde e do Governo francês para acelerar o processo de ligação domiciliária de água as famílias.
O autarca deu conta ainda de uma possível parceria no sector da juventude, sobretudo para a reabilitação do Centro de Artes em Achada Bolanha, que inclui um espaço jovem, salas de leitura e um mini-auditório, cuja obra principia com a retirada do tecto.
Por sua vez, o embaixador da França em Cabo Verde mostrou-se satisfeito com o andamento e materialização dos projectos financiados pelo governo francês, através da Associação Cabo Verde Amiens, e assegurou que esta parceria, sobretudo no sector da água, é para continuar nos próximos tempos.
“Gostei daquilo que vi, sobretudo o projecto de urbanização inclusiva, que permite que a população se sinta parte de uma política de desenvolvimento, de uma política de inclusão e de uma política que visa dar um futuro de esperança, não só para a população de Calheta, mas de toda a ilha de Santiago”, exteriorizou.
Nesse sentido, o diplomata manifestou a sua intenção em trabalhar com a diáspora cabo verdiana em França para que juntos possam continuar a cooperar com as autoridades cabo-verdianas.
Além do encontro com o presidente da câmara de São Miguel e sua equipa, o embaixador da França em Cabo Verde visitou as localidades de Achada Bolanha, Monte Bode e comunidade dos Rabelados para conhecer os projectos da edilidade para essas comunidades no sector do turismo e investimentos.

Dans la même catégorie