AIP L’UE réaffirme son engagement envers la promotion d’une production alimentaire durable en Côte d’Ivoire MAP Gambie: Ouverture à Banjul du 15ème Sommet de l’OCI avec la participation du Maroc APS SENEGAL-MEDIAS-CELEBRATION / Le président Faye salue le rôle des médias dans” la consolidation de la démocratie sénégalaise” APS SENEGAL-ECONOMIE / Malgré les ‘’incertitudes politiques’’ du premier trimestre, les perspectives économiques sénégalaises restent favorables, selon le FMI APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE / Le 15e Sommet de l’OCI s’ouvre ce samedi à Banjul APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE / 15eme de l’OCI : le président Bassirou Diomaye Faye est arrivé à Banjul ACI Afrique/Élection: Rabat abrite la 3e édition de formation spécialisée pour les observateurs électoraux de l’Ua ACI Monde/Handball: Le Maroc s’adjuge le titre après sa victoire face au Koweït ACI Afrique/Football: La Caf confirme la qualification de la RS Berkane en finale ACI Afrique/Médias: Vers un sommet des propriétaires et exploitants pour débattre autour du secteur

Cerca de 20 estudantes da Uni-CV estarão capacitados em dois anos em sectores das energias renováveis a nível avançado


  2 Février      36        Education (7145),

 

Cidade da Praia, 02 Fev (Inforpress) – Cerca de 20 estudantes da Universidade de Cabo Verde estarão capacitados, daqui há dois anos, em sectores das energias renováveis ao nível avançado, fruto da cooperação entre a Uni-CV e a Universidade de La Laguna, das Canárias.
Trata-se de um projecto que está a ser construído entre a Uni-CV e a Universidade de La Laguna há alguns anos, segundo explicou a reitora cessante, Judite Nascimento, durante o lançamento oficial do Mestrado em Descarbonização Energética dos países emergentes e sistemas insulares.
Um segundo projecto desenvolvido entre as duas instituições tem a ver com a formação técnica para a montagem de células fotovoltaicas, projecto financiado e apoiado pela Rotary Club de Tenerife.
“Este projecto vai ser co-titulado pelas duas universidades e envolve estudantes tanto de Canárias como de Cabo Verde, em que os nossos estudantes terão a oportunidade de realizar os seus estágios nas Canárias e vice-versa”, explicou adiantando que é um programa que vai funcionar em regime híbrido, sendo que a parte lectiva vai ser online, leccionadas por professores de ambas as universidades.
Apontou como uma das particularidades desse projecto, a possibilidades de os estudantes que não quiserem elaborar a dissertação poderem optar pela especialização, de modo que farão só a componente curricular e terão um diploma de pós-graduação.
Duas empresas cabo-verdianas estão envolvidas neste processo, a Cabeólica e o Cermi, e a Uni-CV pretende sensibilizar mais empresas nacionais, da parte das Canárias, o Instituto de Tecnologias Renováveis de Tenerife (Inter), irá acolher os estudantes de Cabo Verde deste mestrado.
“Neste momento nós temos mais de 20 estudantes que estão envolvidos neste curso, daqui a dois anos, temos a probabilidade de ter 20 técnicos cabo-verdianos capacitados em sectores das energias renováveis avançado, ao nível de mestrado ou então de pós-graduação nesta área. É uma oportunidade de os estudantes poderem viajar para outro País, conhecer e manter contacto com um sistema diferente”, sustentou.
Por sua vez, a vice-reitora para a Internacionalização da Universidade de La Laguna, Lídia Cabrera, destacou a aliança deste projecto que conforme disse, surge da necessidade de formar cidadãos para um tema da sociedade actual.
“É um projecto muito ambicioso, uma aliança de instituições, que tem um caminho largo a percorrer, pois surge da necessidade de formação contínua ao longo da vida, que demanda a sociedade actual, que vai permitir uma modernização de três instituições através da internacionalização”, salientou.
Para esta responsável, a eficiência energética e a transformação energética estão na agenda política económica de todos os dirigentes do planeta, daí a necessidade de ter técnicos preparados no presente e no futuro, até porque, acrescentou, o mundo global exige cidadãos preparados para um mercado laboral internacional.

Dans la même catégorie