MAP 19è Tour cycliste du Bénin: 2è titre consécutif pour Ed-Doghmy, le Maroc champion par équipe ACI Congo/Presse: Douze journalistes remportent le prix de mérite APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE-REPORTAGE / Des Gambiens expriment leur fierté d’accueillir le sommet de l’OCI MAP 15è Sommet de l’OCI : SM le Roi réitère avec insistance la demande d’un arrêt immédiat, durable et global de l’agression contre Gaza MAP RDC: Au moins 12 morts dans l’explosion de bombes dans des camps de déplacés MAP 15è Sommet de l’OCI: SM le Roi souligne la nécessité d’entourer de plus de sollicitude les Etats africains les moins avancés membres de l’Organisation APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE / La crise palestinienne évoquée à l’ouverture du 15e Sommet de l’OCI ANP Le Premier Ministre reçoit le représentant par intérim du PAM au Niger ANP Une délégation d’oulémas de plusieurs pays d’Afrique de l’ouest reçue par le Premier ministre MAP Sa Majesté le Roi adresse un discours à la 15è Conférence au Sommet de l’OCI

Cinema: Leão Lopes defende políticas públicas voltadas para formação e profissionalização


  5 Novembre      86        Culture (903),

 

Cidade da Praia, 05 Nov (Inforpress) – O cineasta Leão Lopes considerou que o cinema não é visto com uma área de expressão importantíssima do ponto de vista educativo, cultural, de indústria criativa, profissional e económico, por isso defende politicas públicas voltadas para formação e profissionalização.

Este realizador cabo-verdiano, que falava em declarações à Inforpress, por ocasião da celebração do Dia Mundial do Cinema, assinalado anualmente no dia 05 de Novembro, considerou que o retrato do cinema no país “entristece-o”.

Segundo notou, há um esforço de uma geração de jovens que querem “mergulhar” nesse domínio de expressão, há esforços de uma associação de cineastas que estão a fazer o seu esforço por seu lado, mas, infelizmente, as iniciativas são “desgarradas” e não estão de alguma forma “sistematizada e enraizadas” numa política pública para o audiovisual e o cinema.

“Eu acho que o cinema ainda não é visto com uma área de expressão importantíssimo, do seu ponto de vista educativo, do seu ponto de vista cultural e do ponto de vista de indústria criativa e do seu ponto de vista profissional e económico também. Infelizmente, isso é o nosso retrato”, criticou.

Leão Lopes defendeu que é necessário apostar em políticas públicas de formação profissional, de incentivos para a produção e, sobretudo, preparar os jovens tecnicamente em todas as áreas do cinema, para que se lançam profissionalmente neste domínio.

Para a mesma fonte, a “determinação e a sensibilidade política” é “essencial” para que o cinema conheça dias melhores.

Leão Lopes é um realizador de cinema, escritor, artista plástico e professor cabo-verdiano.

Como cineasta, destacou-se pela realização da primeira longa-metragem de ficção cabo-verdiana, “O Ilhéu de Contenda”, baseado no romance homónimo de Teixeira de Sousa.

O Dia Mundial do Cinema comemora-se anualmente a 5 de Novembro. Neste dia internacional do cinema realizam-se muitas actividades relacionadas com a sétima arte pelo mundo, desde concursos a exposições.

O destaque vai, no entanto, para a exibição gratuita de filmes, criteriosamente escolhidos para a data, pelos espaços culturais.

Dans la même catégorie