MAP Le bilan des réalisations de l’Agence Bayt Mal Al-Qods dépasse 13,8 millions de dollars pour la période 2019-2024 (rapport) APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE / Clôture du 15ème Sommet de l’OCI avec l’adoption de la Déclaration de Banjul et la Résolution sur la Palestine MAP Sommet de l’OCI à Banjul : Forte affluence aux expositions de l’Agence Bayt Mal Al Qods MAP Niger: Des mines d’or temporairement fermées suite à la mort de plusieurs animaux APS SENEGAL-MONDE-DIPLOMATIE-MEDIAS / L’APS a signé une convention de partenariat avec le département Information de l’OCI APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Festival FFA : le film ‘’Goodby Julia’’ remporte le prix du meilleur long métrag APS SENEGAL-SOCIETE-GENRE / 50% des femmes victimes de VBG en milieu professionnel (étude) AIP Une quarantaine d’enfants prennent part à la compétition des jeux d’échec à l’ambassade de l’Inde en Côte d’Ivoire MAP Banjul: Le Sommet de l’OCI souligne l’importance stratégique de l’Initiative de SM le Roi pour les « États Africains Atlantiques » MAP Banjul : Le Sommet de l’OCI salue les initiatives du Maroc sur les plans régional et multilatéral

Economia e negócios: Ministro garante que 2021 vai ser o ano da retoma do turismo


  17 Décembre      35        Economie (21056),

 

Cidade da Praia, 17 Dez (Inforpress) – O ministro do Turismo e Transportes garantiu que 2021 vai ser o ano da retoma do turismo e a época em que Cabo Verde poderá conseguir cerca de 50% da receita conseguida nos anos anteriores.
Carlos Santos deu essa garantia em declarações à imprensa, quarta-feira, no âmbito da reunião do Conselho Nacional do Turismo (CNT), onde foi apresentado e discutido o Programa Operacional do Turismo e analisado um conjunto de medidas integradas de resposta aos impactos da COVID -19 sobre o turismo.
O CNT, segundo aquele governante, é um órgão de aconselhamento do Governo, responsável pela área do truísmo que reuniu-se sobre o lema “Juntos na Retoma do Turismo em Cabo Verde”, com o propósito de perspectivar o turismo e acompanhar as medidas implementadas no âmbito da segurança sanitária, visando a criação de condições para que o país seja um destino seguro.
“Neste momento, temos tido boas notícias sobre as operações áreas e dos operadores turísticos para o reinício das actividades. A TUI anunciou abertura, mas não está a concretizar, devido à questão do confinamento na Europa. Temos pedidos de uma operadora da Polónia para iniciar no final deste mês e um outro de um operador checo”, disse.
Carlos Santos, realçou, por outro lado, que estes pedidos de autorização são um “bom sinal” para o turismo que Cabo Verde quer desenvolver rumo à diversificação e a sustentabilidade, que considera serem chaves mestras sobre o que se pretende desenvolver no sector nos próximos anos.
Referindo-se à reunião do Conselho Nacional do Turismo, realçou que a intenção é também apresentar as linhas gerais do programa operacional do sector, um documento que engloba tudo o que são os grandes projectos que o Governo pretende lançar nos próximos anos.
“Estamos a falar da aposta no turismo de natureza e rural, na necessidade de informar o que é o produto turístico e criar a nossa oferta. (…) estamos a referir sobre projectos que respeitam o desenvolvimento dos caminhos vicinais, o desenvolvimento e a boa apresentação da nossa cultura e a preparação dos nossos quadros para receber o turismo”, afirmou, sem descurar da questão de segurança sanitária.
Face a isso, lembrou que o Governo de Cabo Verde quer continuar a seguir o desenvolvimento sustentável, indicado que a visão vai no sentido da existência de um turismo que preserve o património cultural e ambiental para que as gerações vindouras possam tirar proveito do património existente.
Questionado quanto à previsão em receitas no sector em 2020, o ministro do Turismo e Transportes avançou que a previsão em termos de perda pode rondar os 58% do que eram as receitas do turismo.
“Os efeitos da Covid-19 atingiram todos os sectores e foram demasiadamente pesados para a economia nacional. Mas entendemos que com esta retoma que se começa a anunciar e com dados concretos nós começaremos a ter resultados interessantes ainda no primeiro trimestre de 2021”, concluiu.
O Conselho Nacional do Turismo acontece no quadro das grandes prioridades da estratégia do Ministério do Turismo e Transportes, visando partilhar a visão do Governo de Cabo Verde para o sector e recolher contribuições e subsídios das entidades públicas e privadas com responsabilidade na matéria.
Entre vários outros temas, o CNT analisou e avaliou a situação actual e perspectivas do turismo no contexto e pós-Covid-19 e os projectos de Master Plan do Turismo das ilhas no quadro do Plano Operacional do Turismo.

Dans la même catégorie