APS Les Sénégalais invités à donner leur sang pour sauver des vies APS Sénégal: Plus de 50 hectares de champs de chanvre indien détruits à Sindian APS Coupe d’Afrique des clubs champions basket: La mairie de Dakar promet une « expérience unique » aux participants MAP Le Discours Royal, un acte mobilisateur pour la défense de la question du Sahara marocain (ex-ministre sénégalais des AE) MAP Mali : l’armée annonce la mort d’un chef terroriste dans le nord du pays MAP Le Sahara au cœur des initiatives continentales stratégiques lancées par SM le Roi Mohammed VI (journal italien) MAP La Côte d’Ivoire et le Ghana déterminés à booster leur coopération stratégique dans différents domaines MAP SM le Roi présidera dimanche une veillée religieuse à l’occasion du 26è anniversaire de la disparition de Feu SM le Roi Hassan II ANG Transporte maritimo/”A entrega oficial do navio Centenário Amílcar Cabral, é demonstração clara das excelentes relações entre Guiné-Bissau e Portugal”, afirma PR ATOP Agro-alimentaire : La BAD fait un prêt de 16,4 milliards de FCFA au Togo

Ensino/Frente Social entrega novo pré-aviso de greve


  21 Mars      40        Education (7418),

 

Bissau, 21 Mar 24 (ANG) – O porta-voz da Frente Social, organização que agrupa sindicatos da área de saúde e educação considerou hoje de positiva a primeira vaga de greve observada entre os dias 18,19 e 20 de Março,no ensino e na saúde, tendo adiantado que a próxima paralisação está prevista para decorrer entre 8 e 10 de Abril.

Sene Djassi falava numa conferência de imprensa na qual se fez o balanço da primeira paralisação, e que diz puder ser analisada em duas perspetivas.

Disse que foi positiva uma vez que teve boa adesão de professores e negativa porque não houve nenhuma palha movida no que diz respeito à satisfação das reivindicações.

“Digo isso, uma vez que o Governo não assumiu nenhum ponto das revindicações, demonstrando desinteresse total”, disse Djassi.

Aquele sindicalista disse que, entregaram o pré-aviso de greve no dia 05 de Março, para uma paralisação que iria iniciar no dia 18 do mesmo mês, mas que o “Executivo não soube acautelar porque entende que a paralisação não teria grandes consequências”.

Disse que só no primeiro dia da greve é que foram chamados pelo Governo.

Djassi criticou a falta de colaboração dos técnicos da educação, principalmente dos professores que não aderiram à greve, ao contrário dos profissionais da saúde.

Denunciou que o Governo está a bloquear salários aos professores, inclusive os que se encontram doentes.

Sene Djassi disse que, se o Governo descontar as faltas decorrentes da greve, a Frente Social vai exigir do Governo o pagamento de todas as dividas existentes nestes dois setores, desde 2005 até a data presente, e que se não forem pagas de uma só vez , vão convocar uma greve por tempo indeterminado.

A Frente Social reivindica , entre outros, o pagamento de salário em atraso aos professores e técnicos da saúde de 2021, excluídos do sistema e a continuidade do processo da efetivação dos mesmos, e a aprovação, pelo Governo, da proposta da Carreira dos Profissionais de Diagnóstico e Terapêutico.

Exigem ainda a efetivação de novos quadros contratados nos setores da saúde e educação , a adoção de novo currículo escolar e a melhoria das condições laborais para os profissionais das duas áreas

Dans la même catégorie