MAP Afrique du Sud/campagne électorale : Le calme qui précède la tempête MAP Ouverture à Johannesburg de la Table ronde africaine sur le climat MAP Nairobi: Début de la réunion ministérielle préparatoire au Sommet africain sur les engrais et la santé des sols, avec la participation du Maroc MAP Togo : le président Gnassingbé promulgue la nouvelle Constitution pour un régime parlementaire MAP Afrique du Sud: cinq morts et 49 piégés après l’effondrement d’un immeuble (nouveau bilan) MAP Le Burkina Faso dénonce une « immixtion » de l’UE à la suite d’un rapport accusant l’armée burkinabè MAP Sommet des affaires USA-Afrique à Dallas: Les opportunités d’investissement au Maroc mises en avant lors d’une table ronde MAP La Fondation Mohammed VI des Ouléma Africains organise un concours de mémorisation et de récitation du Saint Coran au Bénin AIP Le président Bassirou Diomaye Faye en visite à Abidjan ce mardi 7 mai 2024 AIP Le Festival « Fest’Kan » célébré à Kointan pour consolider l’entente et la cohésion

Especialista em transporte aéreo defende estudos estatísticos para conhecer o número de mulheres no sector


  1 Avril      44        Société (45236),

 

Cidade da Praia 01 Abr (Inforpress)- A especialista em transporte aéreo Zilka Paiva reconheceu esta quinta-feira, na Praia, a importância de se fazer um estudo estatístico em Cabo Verde para conhecer o número de mulheres no sector da aviação e para a tomada de decisões.
Zilka Paiva fez estas declarações à Inforpress, no âmbito do talk show intitulado “Diversidade e Inclusão da Mulher na Aviação em Cabo Verde”, cujo objecivo é, segundo a também promotora do evento, que os actores, profissionais e protagonistas do sector da aviação partilhem suas experiências para um público mais alargado.
O momento serve também, prosseguiu Zilka Paiva, para partilhar a sua experiência da participação na iniciativa promovida pela Internacional Air Transport Association (IATA) que aconteceu em Outubro de 2021, onde foi criado um prémio “Diversidade e Inclusão”, que, por um lado, visa promoção e encorajamento das empresas que tem na suas políticas a integração e diversidade de género e, por outro, promover figuras e lideranças femininas que abraçam esta causa.
“Então a ideia é partilhar a minha experiência e mostrar que qualquer mulher que está na liderança dentro de uma empresa de aviação, em vários postos, que pode ser desde piloto, mecânico, áreas mais administrativas, pode efetivamente desenvolver essa acção”, explicou.
“Obviamente, quando falamos na promoção de género, na diversidade, pensamos também onde que está a estatística? Prepara-se estatística e organiza-se estatística para tomarmos decisão, é uma coisa extremamente importante”, considerou.
Porém, indicou que a nível mundial, os dados apontam que de 2015 a 2018 houve um crescimento de mais de 60% de mulheres, sobretudo na profissão de pilotos.
Lembrou que dentro da aviação há outros postos, assistente de bordo, de mecânica, que cada vez mais as mulheres estão a buscar oportunidades nas áreas que eram maioritariamente ocupadas e mais disputadas pelos homens, tendo “mais acesso” e igualdade de salários e oportunidades.
Entretanto, esta responsável admitiu que os desafios que as mulheres ainda enfrentam neste sector “são muitos”, tendo destacado a necessidade de se ter ainda mais acesso e de ter mais homens a apoiar essa integração.
Outro desafio, ressalvou Paiva, “é ir fundo” nessa busca de oportunidades em pé de igualdade, tendo salientado, nesta linha, que a crise provocada pela pandemia da covid-19 trouxe “muita lição”, sendo uma delas procurar analisar até que ponto se pode conciliar profissões de aviação com outros ramos que “são também transversais”.
Para Zilka Paiva, a igualdade é um caminho, mas que se está a trabalhar a questão da equidade, criar oportunidades iguais para se chegar à igualdade, tendo realçado que este é um desafio não só de Cabo Verde, mas a nível mundial.

Dans la même catégorie