ANP Tillabéri : 12.202 candidats de la Région affrontent les épreuves du Brevet sportif ANP Dosso : 16.369 candidats de la région affrontent les épreuves physique et sportive du BEPC ANG UEMOA/ Ministro das Finanças reitera determinação do Governo de cumprir recomendações da inspeção anual, edição 2023 MAP Une délégation de la Fondation Mohammed VI des Ouléma africains reçue au Palais présidentiel à Port-Louis AIP Le 15e Sommet islamique de l’OCI salue les résultats du forum sur le rôle des médias dans l’incitation à la haine et à la violence AIP L’EPP Akoupé résidentiel vainqueur de la 2è édition du jeu-concours « Génies en herbe » MAP La FIFA lance un classement mondial de futsal, le Maroc pointe au 6è rang MAP Des milliers d’emplois menacés par la décision de Shell de quitter l’Afrique du Sud (syndicat) MAP La présidente du Corporate Council on Africa souligne le fort potentiel du Maroc en matière de commerce et d’investissement MAP Sommet des affaires USA-Afrique à Dallas: Trois questions à la présidente du Corporate Council on Africa

Fogo: Mais de 800 televisores vão ser distribuídos aos alunos de famílias mais carenciadas para ensino à distância


  5 Novembre      23        Société (45230),

 

São Filipe, 05 (Inforpress) – Mais de 800 televisores que se encontram na ilha do Fogo vão ser distribuídos aos alunos de famílias com maiores dificuldades e que não possuem este equipamento para que possam acompanhar as aulas à distância.
Para esta primeira fase, o município dos Mosteiros foi contemplado com 471 aparelhos televisores, o de São Filipe com 273 e Santa Catarina do Fogo com 120 aparelhos, que vão ser distribuídos a igual número de famílias, consoante uma lista pré elaborada e encaminhada aos Ministérios da Educação e da Família e Inclusão Social para homologação e autorização.
O delegado do Ministério da Educação dos Mosteiros, Dinis dos Anjos, avançou à Inforpress que a lista foi encaminhada às autoridades e aguarda a homologação e acredita que na próxima semana a distribuição será efectuada às famílias beneficiadas e com crianças identificadas.
Já Osvaldo Rodrigues, delegado do ME de Santa Catarina do Fogo, indicou que a delegação tinha enviado a lista de distribuição para homologação, mas foi devolvida porque havia famílias que não estavam inscritas no Cadastro Social Único (CSU), adiantando que ainda esta semana a situação será analisada com a autarquia para que a distribuição possa acontecer a partir da próxima semana.
Um dos critérios para que as famílias possam ser beneficiadas é o de estarem inscritas no Cadastro Social Único, segundo Osvaldo Rodrigues.
Em São Filipe, segundo a delegada do Ministério da Educação, Sofia Monteiro de Pina, a delegação iniciou na quarta-feira a distribuição dos primeiros televisores para os alunos de família de nível um e que não dispunham deste equipamento em casa, e o processo de distribuição vai prosseguir na próxima semana.
A responsável fez saber que a lista de alunos sem televisor em casa foi feita pelos professores nas salas de aula e os dados depois foram cruzados com os do Cadastro Social Único e enviados para o departamento central para homologação e estando agora em fase de distribuição as famílias de nível um com crianças entre o primeiro e oitavo anos.
A mesma fonte indicou que São Filipe com o maior centro urbano da ilha e com melhores condições de vida tem menos beneficiários que os Mosteiros.
Os televisores plasmas modelo LG estão configurados para receber sinal de TDT e vão complementar as aulas presenciais com aulas à distância.
Em teoria, desde o dia 07 de Agosto, a ilha do Fogo deixou de ter zonas sombra e passou a estar 100 por cento (%) coberta pelo sinal de televisão com a entrada em funcionamento da TDT, mas neste momento várias localidades, quer da parte norte como da zona sul, depois de nos primeiros dias ter captado o sinal, regressaram à situação anterior e muitas pessoas, apesar de ter o box não recebem o sinal da televisão.
Esta situação poderá, por hora, dificultar o processo de ensino à distância através dos meios audiovisuais já que o sinal da rádio também não é recebido em boas condições em toda a ilha.

Dans la même catégorie