MAP Addis-Abeba: L’Union Panafricaine de la Jeunesse tient un Forum consultatif en prélude au Sommet de l’avenir des Nations Unies MAP Sénégal: ouverture à Dakar de la 6è édition du festival  »Films femmes Afrique » MAP Agriculture/Irrigation : le Maroc, un modèle à suivre (ministre ivoirien) Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat ANP Région de Zinder : WAPCO et CHINA Petroleum offrent un lot d’équipements sportifs et de matériels scolaires à la jeunesse de Damagaram Takaya AIP Côte d’Ivoire: Vers la mise en place d’un registre national des malformations congénitales L’Etat réaffirme son engagement à accompagner le cinéma et l’audiovisuel (ministre) AIB Burkina : Le Parlement dit oui à la tenue d’assises nationales où se décidera la suite de la Transition AIB Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat AIB Spectacle de parachutistes commandos à Bobo, en prélude à l’ouverture de la SNC 2024

Governo ambiciona inscrição da olaria cabo-verdiana e da cimboa na lista dos patrimónios da UNESCO


  20 Décembre      41        Arts & Cultures (3089),

 

Cidade da Praia, 20 Dez (Inforpress) – O Governo quer ver inscrita na lista dos patrimónios da UNESCO a plaria cabo-verdiana e a cimboa, estando os projectos de investigação em curso, tendo em vista a concretização desta ambição.

Os projectos que foram divulgados este sábado numa mini-feira cultural intitulada “Do Barro às Cordas”, a decorrer no município de São Domingos, visam, segundo o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, em primeiro lugar resgatar as origens e as práticas da olaria e no caso da Cimboa a sua reintrodução na música cabo-verdiana.

“No caso do projecto do barro e da olaria é de resgatar a sua origem, a sua feitura, as práticas tradicionais e inscrevê-la no quotidiano das práticas, não só do fabrico dos utensílios tradicionais, mas também para novas profissões. que podem vir a partir da olaria e do trabalho do barro que é um material nacional”, explicou.

Já em relação ao projecto da cimboa, que tem como título “o despertar da cimboa”, que é um instrumento musical cabo-verdiano por excelência, e que tem desaparecido ao longo dos tempos, a investigação visa a sua reintrodução na música cabo-verdiana nas várias práticas.

“Tanto o Olaria com a Cimboa terá como finalidade última a sua inscrição na lista indicativa e na lista dos patrimónios da UNESCO”, realçou o governante em conversa com os jornalistas na cerimónia de abertura da feira .

O evento, que tem a duração de dois dias, conta com a participação das instituições tuteladas pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, nomeadamente o Arquivo Nacional e o Instituto do Património Cultural (IPC) e artistas e artesãos locais.

Abraão Vicente adiantou que o objectivo é fazer com que desta feita circule por todos os municípios de Cabo Verde no sentido de promover o trabalho de investigação e o trabalho de promoção da cultura e identidade cabo-verdiana

“Portanto aqui, é promover não apenas o folclore de palcos e espectáculos, mas através da apresentação das nossas instituições como um todo, devolver à sociedade cabo-verdiana um investimento que tem sido feito na cultura ao longo das últimas décadas”, disse.

O encerramento da feira está previsto para a noite do dia 19, romingo, com o concerto “Mornas de sempre”. na praça central.

Dans la même catégorie