APS SENEGAL-ECONOMIE / Un comité régional de pêche artisanale mis en place à Louga – Agence de presse sénégalaise MAP La 20è Conférence arabe des chefs des autorités de la circulation, le 08 mai à Tunis MAP Le Maroc participe au Caire au Forum arabe sur le renforcement des efforts de lutte contre la corruption APS SENEGAL-COTEDIVOIRE-POLITIQUE / Bassirou Diomaye Faye sera à Abidjan, mardi APS SENEGAL-AFRIQUE-SECURITE / Des officiers de seize pays du Golf de Guinée outillés en matière de cybercriminalité en milieu maritime MAP Sénégal: le Premier ministre Ousmane Sonko démissionne de son poste de maire de Ziguinchor (officiel) MAP Afrique du Sud: un ouvrier tué et 22 autres secourus dans l’effondrement d’un immeuble en construction (autorités) APS SENEGAL-SANTE-CLIMAT / Le changement climatique, plus grand défi sanitaire contemporain (sage-femme) APS SENEGAL-AFRIQUE-BASKET / BAL : l’AS Douanes domine US Monastir et se relance APS SENEGAL-CULTURE / Itinéraires artistiques de Saint-Louis : le commissaire de l’exposition salue la visibilité offerte aux artistes

Governo garante “forte comprometimento” com as ONG que trabalham para denunciar abuso sexual contra menores


  7 Juin      52        Société (45234),

 

Cidade da Praia, 07 Jun (Inforpress) – O primeiro-ministro garantiu hoje um “forte comprometimento” do Governo com as ONG que tem estado a fazer um trabalho meritório na denúncia do abuso sexual contra menores.

Ulisses Correia e Silva deu essa garantia em declarações à imprensa, no âmbito da apresentação oficial da Rede Nacional de Protecção à Criança contra o Abuso e a Exploração Sexual e a apresentação do seu Plano Estratégico.

Neste processo, o chefe do executivo cabo-verdiano referiu sobre a existência de uma sala de audição, já pronta, e que irá contribuir para a criação de uma justiça amiga da criança e que proteja as vítimas, e possa punir exemplarmente os agressores.

“Nós temos uma lei no parlamento para ser agendada e espero que, brevemente, seja aprovada para podermos começar a implementá-la. Uma outra medida que está em vista é aumentarmos as condições de responsabilidade parental, falo particularmente, da situação da responsabilidade das famílias face à situação das crianças”, disse, sublinhando, por outro lado, que a pensão de alimentos é hoje muito mais “exigente”.

Neste processo, avançou a existência de convenções que podem abranger também pessoas ausentes do País e a viver na emigração.
O Estado, segundo disse, cria condições para que haja maior protecção dos menores, mas exige também mais responsabilidades dos parentes, avançando que no caso de violência sexual a “tolerância é zero” e “zero tolerância socialmente aceite”.

A presidente da Associação das Crianças Desfavorecidas (Acrides), Lourença Tavares, sublinhou tratar-se o fórum de um espaço para a socialização da Rede existente no País há cinco anos, num formato de voluntariado.

“Já temos a rede local em todas as ilhas com excepção, ainda, da Brava, pelo que já é tempo de se focalizar para uma maior eficácia, assim como o reconhecimento do Governo sobre o que a sociedade civil está a fazer para que juntos possamos dar uma melhor protecção às nossas crianças”, disse.

A rede, que foi criada em 2017 tem, segundo Lourença Tavares, pautado por promover acções de sensibilização junto das comunidades e escolas, pelo que afirma esperar mudanças da sociedade cabo-verdiana quanto a este fenómeno.

“É responsabilidade de todos fazermos construir homens e mulheres que possam dar continuidade ao País”, acrescentou, confiando que as leis serão aplicadas a favor dos direitos das crianças e da promoção da dignidade humana.

Neste processo, a Acrides contou com a parceria da ECPAT Luxemburgo, Instituto de Apoio à Criança de Portugal (IAC) e o Governo de Cabo Verde nas acções de sensibilização e advocacia do projecto “Reforço dos Sistemas e Mecanismos de Protecção à Criança contra Abuso e à Exploração Sexual em Cabo Verde”.

O fórum nacional que decorre durante hoje e quarta-feira sobre o tema “Juntos Vamos Construir” é financiado pela ONG ECPAT Lux e tem como objectivo a oficialização da Rede Nacional de Protecção à Criança contra o Abuso e à Exploração Sexual e a apresentação do seu Plano Estratégico.

Dans la même catégorie