MAP Addis-Abeba: L’Union Panafricaine de la Jeunesse tient un Forum consultatif en prélude au Sommet de l’avenir des Nations Unies MAP Sénégal: ouverture à Dakar de la 6è édition du festival  »Films femmes Afrique » MAP Agriculture/Irrigation : le Maroc, un modèle à suivre (ministre ivoirien) Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat ANP Région de Zinder : WAPCO et CHINA Petroleum offrent un lot d’équipements sportifs et de matériels scolaires à la jeunesse de Damagaram Takaya AIP Côte d’Ivoire: Vers la mise en place d’un registre national des malformations congénitales L’Etat réaffirme son engagement à accompagner le cinéma et l’audiovisuel (ministre) AIB Burkina : Le Parlement dit oui à la tenue d’assises nationales où se décidera la suite de la Transition AIB Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat AIB Spectacle de parachutistes commandos à Bobo, en prélude à l’ouverture de la SNC 2024

Legislativas antecipadas/Presidente da República reafirma realização das eleições na data prevista, 04 de Junho


  3 Mai      48        Politique (25379),

 

Bissau, 03 Mai 23 (ANG) – O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló reafirmou a realização das eleições legislativas s na data previas,04 de Junho próximo.

Sissoco Embaló fez esta reafirmação na, segunda-feira, no quadro da celebração de 01 de Maio, Dia dos Trabalhadores marcado em Bissau por desfile do Batalhão da Presidência da República e na presença do Vice-Primeiro-ministro, Soares Sambú e do Chefe de Estado-maior das Forças Armadas, Biaguê Na Ntam.

“Já não vou fazer mais nenhum decreto para marcar a data das eleições porque já o fiz duas vezes. E isso significa que haverá as eleições no dia 4 de Junho”, frisou, sublinhando ainda que essas eleições vão ser “ordeiras, pacíficas e transparentes”.

O Chefe de Estado acrescentou que não há nada que impede a realização das eleições no período marcado, porque segundo diz, é uma data consensual entre os partidos políticos signatários.

De acordo com Embaló, todos os partidos políticos são livres de participar ou não nas eleições de 4 de Junho,  e diz que  o país nunca mais será refém de ninguém e que o caso semelhante a 1 de Fevereiro de 2021 não volta a acontecer “ caso contrário terá resposta adequada”.

“Garanto-vos que a Guiné-Bissau nunca mais será refém de ninguém. E o que passou no dia 1 de Fevereiro não volta a acontecer  e qualquer coisa terá  resposta adequada”, disse

Umaro Sissoco Embaló disse que prefere sair do palácio a adiar as eleições marcadas para  04 de Junho próximo.

O PNUD e o Governo da Guiné-Bissau assinaram em março o Projeto de Apoio ao Ciclos Eleitorais, para o período entre 2023 e 2025, no valor de 5,3 milhões de euros.

Segundo a Lusa que cita o ministro das Finanças, Ilídio Vieira Té,as eleições legislativas da Guiné-Bissau estão orçadas em 7,9 mil milhões de francos cfa (cerca de 12 milhões de euros).

De acordo com o ministro, até ao início de Fevereiro, o Estado guineenses já tinha disponibilizado 5,7 mil milhões de francos cfa (cerca de 8,6 milhões de euros).

Dans la même catégorie