MAP Le 16ème Sommet de l’OCI se tiendra en 2026 à Bakou MAP Table ronde africaine sur le climat, les 7 et 8 mai à Johannesburg APS SENEGAL-GENRE-PLAIDOYER / Un collectif de femmes réclame une plus grande représentation au gouvernement APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE / Adama Barrow exhorte les Etats de l’OCI à soutenir la Gambie durant son mandat ACP OCI: l’appel de Mohammed VI à plus de sollicitude envers les Etats africains les moins avancés AIB 15è Sommet de l’OCI: SM le Roi souligne la nécessité d’entourer de plus de sollicitude les Etats africains les moins avancés membres de l’Organisation AGP Sa Majesté le Roi adresse un discours à la 15è Conférence au Sommet de l’OCI APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE / OCI: la Palestine et l’Afrique au coeur des préoccupations du Roi du Maroc AIP Conférence de l’OCI: Le Roi Mohammed VI condamne les discours incitant à la haine et appelle à la solidarité envers Gaza APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE / L’OCI appelle à ‘’mettre fin au crime de génocide’’ dans la bande de Gaza

Ministério elege programa operacional de turismo e zona económica aérea da ilha do Sal como principais projectos para 2022


  31 Janvier      39        Economie (21056),

 

Cidade da Praia, 31 Jan (Inforpress) – O Ministério do Turismo e Transportes elegeu o programa operacional de turismo para o horizonte 2022/2026 e a criação da zona económica aérea da ilha do Sal como os dois principais projectos a serem concretizados neste ano.
A informação é do administrador executivo do Turismo em declarações à Inforpress para falar das decisões do primeiro Conselho do Ministério reunido na Praia sexta-feira, 28, que tinha na agenda como ponto de debate o balanço e a análise das actividades realizadas em 2021 e o plano de actividades para 2022.
Constou ainda da agenda de análise do Conselho do Ministério a procura do reforço da produtividade e articulações necessárias em torno da implementação dos projetos em curso, no quadro da retoma do sector do Turismo e Transportes em contexto da pandemia e pós/pandemia.
“O plano de actividades para este ano reúne projectos que já estavam nos masters planos e ao qual foram acrescentados outros do Ministério, do Governo e institutos já que o turismo é um sector transversal”, disse.
Francisco Martins considerou ainda o balanço de 2021 como “bastante positivo”, tendo em consideração a situação pandêmica, levando a que o ministério concentrasse os seus esforços na valorização dos profissionais do turismo.
“Nós fizemos formação de Santo Antão à Brava dos que vivem do turismo, dos taxistas, dos polícias de fronteira, dos directores de hotéis e hiacistas”, afirmou, assegurando que no total mais de três mil profissionais ligados ao turismo receberam formação.
Esta medida, segundo o administrador executivo do Turismo, serviu para dotar os profissionais que servem o turismo de mais competência e conhecimento a nível de história, línguas e cultura.
“Isso mostra a preocupação com a qualidade e a requalificação da oferta do turismo para Cabo Verde”, ressaltou.
Ainda Francisco Martins a nova Lei Orgânica trouxe à tona um Ministério do Turismo e Transportes mais focalizado na diversificação do produto turístico, já que um dos problemas do País é a diversificação da economia e do próprio turismo, cujo foco tem sido a oferta “Sol e Mar” nas ilhas do Sal e Boa Vista.
“Agora o ministério vai apresentar um programa de diversificação a nível dos produtos e que será mais ligada à natureza, ecoturismo, turismo de caminhada, aquático, da gastronomia e outros”, concluiu.
O Conselho Consultivo reuniu todos os players do sector permitindo considerações e esclarecimentos importantes à volta das várias propostas e apresentação que visam melhorar o sector do turismo e transportes aéreos.
O Conselho do Ministério é um órgão consultivo de natureza técnica e administrativa, integrado pelo ministro, dirigentes dos serviços centrais, assessores e dirigentes dos organismos autónomos da administração indirecta sob a superintendência do ministro.
PC/ZS

Dans la même catégorie