APS SENEGAL-HIVERNAGE-TEHCNOLOGIE / Le programme des pluies provoquées toujours en cours (météorologue) ANG Politica/ Presidente do Partido Luz acusa Governo de falta de sensibilidade pelo aumento do preço de arroz MAP M. Bourita s’entretient à Banjul avec la ministre sénégalaise de l’Intégration africaine et des Affaires étrangères AGP GUINÉE : L’ACCORD DE FINANCEMENT DU PROGRAMME DE SÉCURITÉ SANITAIRE EN AFRIQUE DE L’OUEST ET DU CENTRE (PSS-AOC) SOUMIS AU CNT AGP GUINEE : FORMATION DES ENSEIGNANTS EN TECHNIQUES DE DÉPISTAGE PRÉLIMINAIRE DE LA RÉFRACTION OCULAIRE AGP GUINÉE/JOURNÉE MONDIALE DE LA LIBERTÉ DE LA PRESSE : LE MINISTRE FANA SOUMAH PARLE DE L’IMPORTANCE DU JOURNALISME ET DE LA LIBERTÉ D’EXPRESSION DANS UN CONTEXTE DE CRISE ENVIRONNEMENTAL AGP GUINÉE/MÉDIAS : AUTODISCIPLINE ET AUTORÉGULATION POUR PLUS DE PROFESSIONNALISME ANP Journée mondiale de la liberté de la presse : Le RJDH exige la libération immédiate des journalistes Soumana Idrissa Maïga et Ousmane Toudou AMAP Entreprenariat des jeunes ruraux : Le projet FIER II va créer 5 000 micro-entreprises individuelles AMAP Aménagement des berges du fleuve Niger : les ambitions peinent à se concrétiser

Ministro diz que Boa Vista pode transformar a pesca num produto rentável e com mercado interno


  9 Mars      53        Economie (21044),

 

Sal Rei, 09 Mar (Inforpress) – O ministro do Mar afirmou esta terça-feira, que a ilha da Boa Vista tem a oportunidade de transformar o sector da pesca num produto rentável e capaz de viabilizar a actividade piscatória e ser ao o lado do turismo “relevante” para a economia local.
Abraão Vicente fez esta consideração na sequência de um encontro com a Câmara Municipal da Boa Vista (CMBV), tratando-se do primeiro ponto da agenda do governante que se encontra na ilha para uma missão de seis dias, a convite da autarquia local e no âmbito das jornadas portuárias 2022.
Tratando-se da primeira visita à ilha da Boa Vista, enquanto titular da pasta do Mar, Abraão Vicente afiançou que efetuará um diagnóstico ao sector das pescas, à semelhança do que tem vindo a fazer em todas as comunidades piscatórias.
“É uma grande oportunidade, porque Boa Vista, a nível nacional, ao lado da ilha do Sal, pode ter um mercado interno que por si só viabiliza a actividade da pesca”, afirmou, verificando, entretanto, que é preciso ter condições sanitárias, com mercado de peixe em condições.
E para se se venha a concretizar estas condições no sector piscatório, o governante indicou que o contrato-programa que deveria ser assinado hoje com a autarquia local, adiado para o dia 10 de Março, vai viabilizar e criar as condições sanitárias infraestruturais do mercado de peixe da ilha.
O titular da pasta do Mar explicou que o Governo pretende, a curto e médio prazo, transformar o sector das pescas num sector com rentabilidade, e fazer com que, lado a lado do turismo, seja relevante para a economia da ilha.
O ministro do Mar defendeu ser importante que que a ilha da Boa Vista tenha as infraestruturas mínimas, como um cais de pesca apropriado, condições de congelamento e produção de gelo, de modo a fazer com que os pescadores e a comunidade piscatória consigam fornecer o pescado para os hotéis.
Abraão Vicente enalteceu os bancos de pesca existentes perto da ilha da Boa Vista, que, segundo reconheceu, são bastante relevantes, onde pescadores das ilhas do Maio, Santiago e Fogo fazem a travessia para apanhar o pescado.
O governante. que nesta missão está faz acompanhar pelo director Nacional das Pesca e Aquacultura, Albertino Martins, e pela inspetora-geral das Pescas, Maysa Rocheteau, tem em agenda até dia 14 de Março visitas às infraestruturas de apoio à pesca, encontros com pescadores e peixeiras, armadores e clubes náuticos, com vista a conhecer “in loco” os desafios do sector na ilha.
Abraão Vicente presidirá no dia 14 à cerimónia de abertura oficial das jornadas portuárias de 2022, promovidas pela Enapor.

Dans la même catégorie