APS SENEGAL-AGRICULTURE / Saint-Louis: le DG de la SAED au chevet des agriculteurs de la zone du Diawel MAP Eliminatoires Mondial féminin U17 : « les joueuses marocaines déterminées à signer la victoire face à l’Algérie » (Younes Rabie) APS SENEGAL-CINEMA-UNIVERSITES / Festival film femmes Afrique : ”Inchallah a boy” projeté à l’Université Iba Der Thiam de Thiès MAP RDC: 35 morts et 37 blessés dans le bombardement des camps de déplacés au Nord-Kivu (nouveau bilan) Inforpress INE forma 117 agentes para IMC 2024 que tem como novidade a introdução do módulo Ambiente e Mudanças Climáticas Inforpress Alta Autoridade para Imigração capacita técnicos municipais no reforço dos mecanismos para integração dos imigrantes Inforpress Boxe: David Pina parte este fim-de-semana para Tailândia em busca de qualificação olímpica MAP Niger: Un Nigérian suspecté de meurtres et d’enlèvements arrêté dans le sud-ouest MAP Nairobi: Clôture du Sommet africain sur les engrais et la santé des sols avec la participation du Maroc APS SENEGAL-AVIATION-ACCIDENT-REACTION / Le trafic a repris ”normalement” à l’AIBD (Directeur général LAS)

ornalista Sabino Santos ouvido hoje no Ministério Público no âmbito da queixa de um dirigente do Madem-G15


  18 Mars      27        Justice (1675),

 

Bissau,18 Mar 20(ANG) – O jornalista da Rádio Capital FM, Sabino Santos foi hoje ouvido no Ministério Público no âmbito de uma queixa apresentada por Doménico Sanca, dirigente do Movimento para Alternância Democrática Madem G15, em medos de fevereiro findo.

Sanca terá movido a queixa porque o seu nome fora referenciado como um dos envolvidos à um alegado plano de Golpe de Estado descoberto em Fevereiro.

Em declarações à imprensa, à saída de audição, o advogado do jornalista, Fodé Mané disse estar-se perante dois pesos e duas medidas no que toca a justiça, porque recentemente a Rádio Capital FM foi objecto de ameaça e precisamente a queixa foi apresentado no Ministério Público e o processo foi arquivado.

“Devo dizer que existem todas as provas, porque as referidas ameaças foram feitas por alguém numa conferência de imprensa e depois existem ainda outras situações de ameaças de destruição da Rádio Capital FM e que foi objecto de tratamento no Ministério Público, e o processo nunca chegou e avançar”, explicou.

Fodé Mané informou que essas situações são lamentáveis, acrescentando que sempre encorajam as pessoas à recorreram as vias judiciais, mas a justiça deve tratar as pessoas de forma igual e não se deve depender da personalidade.

“A queixa contra o jornalista Sabino Santos foi apresentado no mesmo mês de Fevereiro e hoje já estamos aqui para prestar declarações e ainda o meu constituinte não foi ouvido como declarante para depois ser constituído suspeito”, explicou.

O advogado afirmou que o jornalista Sabono Santos foi de imediato tratado como um suspeito.

O secretário geral do Sindicato dos Jornalistas e Técnicos de Comunicação Social(Sinjotecs), Diamantino Domingos Lopes lamentou o ocorrido, afirmando que o país está a ser caracterizado por um simbolismo.

“É uma situação preocupante para nós na medida em que o país está a ser tratado por simbolismo, em que se reclama a justiça num contexto em que o Supremo Tribunal de Justiça existe simbolicamente e praticamente inoperacional”, disse.

Aquele sindicalista sublinhou que o acelerar um processo dessa natureza, deixa-lhe alguma preocupação, salientando que recorrendo a história recorda-se do caso em que a Rádio Capital FM interferiu uma queixa crime contra o dirigente do Madem G15 Bamba Banjai depois da ameaça contra a referida estação e depois de dois anos, nada aconteceu.

Disse que ao contrário deste do jornalista Sabino Santos, que aconteceu em meados de Fevereiro do ano em curso, mas que já foi levado para audição.

Por sua vez, Victor Imbana advogado de um dos painelista do Programa Matinal de Capital FM, Silvestre Alves, que igualmente foi ouvido hoje no Ministério Público, no âmbito da mesma queixa de Doménico Sanca, disse que o processo não tem pernas para andar.

Em causa está um alegado audio vazado nas redes sociais, objecto de comentário na Capital FM, em que os dois: Sabino e Silvestre ,alegadamente, se terão referido ao nome de Doménico, em como ele terá sido ouvido em conversas que pareceram traduzir um plano para golpe de Estado contra o governo de Aristides Gomes

Dans la même catégorie