MAP 19è Tour cycliste du Bénin: 2è titre consécutif pour Ed-Doghmy, le Maroc champion par équipe ACI Congo/Presse: Douze journalistes remportent le prix de mérite APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE-REPORTAGE / Des Gambiens expriment leur fierté d’accueillir le sommet de l’OCI MAP 15è Sommet de l’OCI : SM le Roi réitère avec insistance la demande d’un arrêt immédiat, durable et global de l’agression contre Gaza MAP RDC: Au moins 12 morts dans l’explosion de bombes dans des camps de déplacés MAP 15è Sommet de l’OCI: SM le Roi souligne la nécessité d’entourer de plus de sollicitude les Etats africains les moins avancés membres de l’Organisation APS GAMBIE-MONDE-ISLAM-DIPLOMATIE / La crise palestinienne évoquée à l’ouverture du 15e Sommet de l’OCI ANP Le Premier Ministre reçoit le représentant par intérim du PAM au Niger ANP Une délégation d’oulémas de plusieurs pays d’Afrique de l’ouest reçue par le Premier ministre MAP Sa Majesté le Roi adresse un discours à la 15è Conférence au Sommet de l’OCI

Presidente da República agradece ao povo guineense como principal obreiro do clima de paz e sossego que reina no país


  10 Octobre      41        Politique (25420),

 

Bissau, 10 Out 18 (ANG) – O Presidente da República afirmou que só tem que agradecer ao povo guineense pelo clima de paz e sossego que o país conseguiu consolidar durante o seu mandato.

image.jpeg
« Discursei na passada semana na Assembleia Geral das Nações Unidas e reafirmei perante o mundo que a Guiné-Bissau de hoje é um país pacífico e calmo », disse José Mário Vaz, terça-feira em Canchungo na cerimónia de entrega de 1200 sacos de arroz aos populares da região de Cacheu, doados pela Índia.

O chefe de Estado disse que as pessoas não devem pensar que o clima de paz e sossego que se vive no país foi graças exclusivamente ao José Mário Vaz.

« Vocês todos que estão presentes neste acto. Contribuíram para que país consiga tranquilizar-se porque têm amigos e famílias militares e polícias a quem aconselham de que não querem mais problemas nesta terra », sustentou.

José Mário Vaz sublinhou no entanto que a Guiné-Bissau está a viver na acalmia devido a uma boa liderança nas Forças Armadas.

« Os meus olhos estão nos quarteis. Falo sempre com os meus militares e hoje eles estão aqui porque eu sou o Comandante em Chefe das Forças Armadas. Quando saio deste local vocês não vão encontrar nenhum militar armado na rua », disse.

O Presidente da República elogiou o Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, Biaguê Na Ntan, pela sua contribuição na estabilização do país.

« Se hoje em dia estou a andar de um lado para outro é porque o país está calmo e sossegado. Mas existem pessoas que querem criar problemas na terra mas não têm caminhos e espaços para o efeito », afirmou o chefe de Estado perante aplausos de populares de Canchungo.

José Mário Vaz voltou a apelar as populações para irem se recensear massivamente, acrescentando que manteve recentemente um encontro com o Primeiro-ministro e depois com os responsáveis do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), e a Comissão Nacional de Eleições (CNE), com os quais analisou o processo do recenseamento.

« Estou aqui para vos avisar de que já recenseei e vocês devem fazer a mesma coisa, porque todos nós somos cidadãos guineenses e temos direitos de se recensear e votar nas próximas eleições », avisou, frisando que estas eleições têm que ser decisivas na escolha dos futuros dirigentes do país.

O Presidente da República apelou ainda a reconciliação no seio do PAIGC, e não especificou se se referia aos quinze deputados expulsos do partido que já criaram uma formação política ou se seria àqueles sobre os quais pesa o castigo de suspensão, e que também já têm Movimentos Políticos.

O acto contou com a presença do Embaixador da Índia no país com residência em Dakar, Rajeev Kumar.

Dans la même catégorie