ANP Les organisations de la société civile et les médias en atelier sur les fausses informations AIP La Côte d’Ivoire classée parmi les dix premières économies africaines (Gouvernement) AIP Un prêt d’environ 55 milliards de F CFA pour équiper la Côte d’Ivoire d’une douane intelligente (Gouvernement) AIP La Première dame reçoit la lauréate du prix de la lutte contre le travail des enfants AIP Les journalistes invités à s’impliquer pour relever le triple défi de la vaccination, la santé infantile et la malnutrition APS SENEGAL-SANTE-INFRASTRUCTURES / Construction d’édifices sanitaires : Ibrahima Sy promet de travailler avec la Protection civile Inforpress AdS vai investir 270 mil contos na melhoria da rede de abastecimento de água – administrador APS SENEGAL-AFRIQUE-BASKET / BAL : l’avenir de l’AS Douanes dépend d’elle-même (entraineur) APS SENEGAL-FRANCE-ARMEE / Des brevets parachutistes remis à 59 militaires sénégalais APS SENEGAL-SANTE / Un cadre préconisé pour une solution à la rétention de l’information sanitaire

Presidente do INIDA pede utilização de novas tecnologias na agricultura para se fazer face às alterações climáticas


Cidade da Praia, 18 Dez (Inforpress) – A presidente do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA) destacou hoje a importância de se apostar em novas tecnologias na agricultura para responder às dificuldades existentes no cultivo, face às alterações climáticas.
Nora Silva falava na Cidade da Praia à margem de um ateliê de formação sobre “Agricultura inteligente face ao clima”, com o objectivo principal de reforçar a capacidade dos intervenientes das plataformas pró-agricultura inteligente e agroecologia.
Para a presidente do INIDA, se Cabo Verde quer de facto adequar às mudanças climáticas, tem de mudar a “forma de fazer agricultura”, isto é, de haver um “suporte para os agricultores”, no sentido de ultrapassarem os desafios, nomeadamente com “a falta de água e de condições tecnológicas”.
“Portanto, se não apostarmos em novas tecnologias, no sentido de responder a essas dificuldades, não conseguiremos acompanhar também todos esses desafios das mudanças climáticas”, sintetizou a mesma fonte.
Perante isso, a presidente do INIDA afirmou que as dificuldades em fazer agricultura “são cada vez maiores”, pelo que recomenda a disponibilização de novas tecnologias aos agricultores e a adopção de novas práticas.
“Os agricultores devem adoptar cada vez mais a rega gota a gota que, permite economizar mais água, visto que a agricultura em Cabo Verde é praticamente dependente de água e cultivar mais áreas”, sublinhou.
Por outro lado, o representante dos agricultores de Ribeira dos Picos, no concelho de Santa Cruz, Benjamim Mendes, concordou com a necessidade de adopção de medidas para evitar perdas na agricultura, adiantando que já trabalham com menos químico, com a pretensão de salvar a plantação e “ganhar mais saúde”.
Entretanto, recomendou a utilização do sistema de rega inteligente, ou seja, rega gota a gota e a utilização de energias renováveis, isto é, a colocação de painéis solares e energia eólica, com o objectivo de “reduzir os efeitos das mudanças climáticas”, referiu.
A formação sobre “Agricultura inteligente face ao clima”, iniciada hoje, decorre até quarta-feira, 20, com a participação de 20 técnicos ligados ao sector.
O ateliê tem o financiamento da Comissão Europeia, como ponto focal do CORAF em Cabo Verde, o Instituto Nacional de Agricultura (INIDA), juntamente com o Conselho para Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola na África Ocidental e Central (CORAF/WECARD).

Dans la même catégorie