MAP Foot/Eliminatoires Mondial féminin U17 (3è tour): 27 joueuses marocaines convoquées pour la double confrontation contre l’Algérie MAP Angola: Coup d’envoi de la 16ème édition du Championnat d’Afrique de natation MAP Les flux financiers illicites font perdre à l’Afrique environ 88,6 milliards de dollars par an (CEA-ONU) AIP L’Union africaine valide des lignes directrices sur le retour, la réadmission et la réintégration des migrants AGP GUINÉE/ELECTRICITÉ : LA LIGNE D’INTERCONNEXION DE L’OMVG ACTIVÉE POUR LE TRANSFERT DE 120 MÉGAWATTS DEPUIS LE SÉNÉGAL AGP GUINÉE : LE PRÉSIDENT DU CNT PRÉSENTE LES ACQUIS ET PERSPECTIVES DE LA TRANSITION GUINÉENNE À Luxembourg APS SENEGAL-MONDE-JO / JO Paris 2024 : l’escrimeuse Ndèye Bineta Diongue qualifiée AIP L’agroforesterie présentée comme une valeur économique en termes de production des cultures de rente (Interview) AIP Les USA et la Côte d’Ivoire s’accordent dans la lutte contre la diffusion des fake news MAP L’Afrique a besoin de 1 600 milliards de dollars supplémentaires d’ici à 2030 pour atteindre les ODD (CEA-ONU)

Primeiro-ministro diz que Guiné-Bissau pode se aproveitar da experiência de Cabo Verde no domínio de Ensino Superior


  9 Mai      68        COOpération (783), Education (1291),

 

Bissau, 09 Mai 22 (ANG) – O Primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam disse que a Guiné-Bissau pode aproveitar da experiência de Cabo Verde, sobretudo no que tange ao ensino superior, a pesca e economia renovável.

Nabiam fez esta declaração numa comunicação conjunta com seu homólogo cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva que cumpre, esta segunda-feira, o primeiro de três dias de visita ao país, marcado por assinatura de acordos no domínio da economia digital, diplomacia e ensino superior.

Disse que a Guiné-Bissau é um país cujas características prometem o desenvolvimento da agricultura, pescas e que Cabo Verde é um país que hoje está no outro nível de desenvolvimento,por isso, a Guiné-Bissau pode aproveitar-se de suas experiências nesses sectores.

Nuno Nabiam declarou que o país vai criar condições para que os empresários cabo-verdianos que querem vir trabalhar na Guiné-Bissau tenham condições de o fazer.

Garantiu que, ao nível das pescas, dentro de pouco tempo, a Guiné-Bissau vai ter um centro de transformação e exportação, que vai facilitar a exportação de produtos pesqueiros guineenses, via maritima, para Cabo Verde.

Por sua vez, Ulisses Correia e Silva disse que no âmbito do acordo sobre o ensino superior serão criadas condições para intercâmbio académico, científico e de investigação entre docentes e estudantes dos dois países.

Acrescentou que a economia digital é uma das áreas onde se deve cada vez mais se focalizar, porque a digitalização faz três formações e cria oportunidades de mercado, particularmente, para pequenas e médias empresas e para os jovens.

Correia e Silva disse ainda que seu país está interessado em desenvolver a cooperação em outros domínios, nomeadamente, nos transportes e tendo prometido para breve a ligação aérea entre Cabo Verde e Guiné-Bissau.

“ A Guiné-Bissau tem um potencial do mercado de produtos interessantes que Cabo Verde consume. Temos consomido muitos produtos hortícolas, e vamos trabalhar para que esses produtos cheguem a Cabo Verde mas com certificação para entrarem com qualidade”, sublinhou Correia e Silva.

Defendeu que a Comissão Mista entre a Guiné-Bissau e Cabo Verde, criada desde 2015, precisa ser reativada, comprometendo que a primeira reunião desta Comissão Mista poder ser realizada. em Cabo Verde, no próximo ano.

Disse que será um reforço ao diálogo político, institucional, da cooperação empresarial para o investimento nos dois países

Dans la même catégorie