MAP Addis-Abeba: L’Union Panafricaine de la Jeunesse tient un Forum consultatif en prélude au Sommet de l’avenir des Nations Unies MAP Sénégal: ouverture à Dakar de la 6è édition du festival  »Films femmes Afrique » MAP Agriculture/Irrigation : le Maroc, un modèle à suivre (ministre ivoirien) Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat ANP Région de Zinder : WAPCO et CHINA Petroleum offrent un lot d’équipements sportifs et de matériels scolaires à la jeunesse de Damagaram Takaya AIP Côte d’Ivoire: Vers la mise en place d’un registre national des malformations congénitales L’Etat réaffirme son engagement à accompagner le cinéma et l’audiovisuel (ministre) AIB Burkina : Le Parlement dit oui à la tenue d’assises nationales où se décidera la suite de la Transition AIB Aménagement et bitumage des voiries à Bobo-Dioulasso : les acteurs économiques expriment leur reconnaissance au Chef de l’Etat AIB Spectacle de parachutistes commandos à Bobo, en prélude à l’ouverture de la SNC 2024

Santiago Norte: MAA está a ultimar plano de gestão para as barragens de Poilão e Figueira Gorda


  17 Septembre      18        Politique (25379),

 

Assomada, 17 Set (Inforpress) – O Ministério da Agricultura e Ambiente está a ultimar um plano de gestão para as barragens de Poilão e Figueira Gorda, respectivamente, nos municípios de São Lourenço dos Órgãos e Santa Cruz, no interior de Santiago.
O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, em declarações à imprensa, após ter visitado as obras do projecto de aproveitamento hidroagrícola em de São Salvador do Mundo (Faveta) e Santa Catarina (Boa Entrada e Achada Leite) e ter tomado pulso do ano agrícola nos dois municípios.
“Já estamos a ultimar um plano de gestão para as duas barragens, a de Poilão e a de Figueira Gorda, mas, são dois modelos que irão ser replicados nas demais barragens do País”, adiantou o governante.
Nesse sentido, avançou que o ministério que dirige vai produzir uma legislação que tem a ver com a construção, gestão e a segurança das barragens.
“A legislação já está pronta e agora precisa ser apreciada pelo Governo para efeito de aprovação “, assegurou.
De entre as questões que são inerentes à gestão das barragens, que segundo ele, precisam ser geridas “muito bem” tem que ver com as culturas à volta das barragens, a segurança das pessoas, a avaliação do estado da construção e manutenção de cada uma das barragens e a distribuição da água de forma sustentável.
E ainda tudo aquilo que contribui para reduzir o assoreamento nessas infra-estruturas hidráulicas e, eventualmente, o desassoreamento que, segundo ele, “custa muito dinheiro”.
“Portanto, tudo isto deve ser vista de forma integrada e, para tal, tem de haver um plano de gestão. Portanto, a legislação resolve a parte normativa de toda essa gestão. E aqui há responsabilidades da parte do Estado, dos agricultores e, a nível do Estado, há vários intervenientes, desde logo, as autoridades que têm a ver com gestão da água e rede hidrográfica do país”, concretizou.
E tendo em conta, que segundo ele, se está a falar de uma infra-estrutura “importante que é vista como estratégica e que merece outro tipo de tratamento”, fez saber que tudo isso tem que ser feito dentro de um quadro legal e de planeamento previamente definido, daí a pertinência dessa legislação.
“Haverá várias intervenções para melhor gerir as temáticas das barragens. As barragens em si não significam muita coisa, e para terem maior significado temos que ter o melhor aproveitamento das águas das barragens. Já se está a trabalhar num projecto em concreto que prevê a plantação de árvores a montante das barragens e a substituição das culturas do milho”, acrescentou.
A cultura do milho à volta das barragens, conforme lembrou tem um impacto negativo, tendo em conta, que segundo ele, acelera o processo de erosão, e naturalmente provoca o assoreamento da barragem.
A região conta com mais quatro barragens, nomeadamente a de Faveta (São Salvador do Mundo), Saquinho (Santa Catarina), Flamengos e Ribeira Principal (São Miguel).

Dans la même catégorie